terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Há armas e armas

 Gosto muito mas mesmo muito da minha HW50. Gosto muito da TX200 mas a Feinwerkbau 300 é decididamente a melhor que tenho, aquela que mais prazer me dá ao atirar.
Vamos por partes, a Weihrauch HW50 é como sabem, a minha favorita, a arma em que posso pegar e levar para qualquer lado, para fazer qualquer coisa que se faça com uma pressão de ar, seguramente que vai fazer bem o que tiver que fazer. A TX é sem dúvida uma arma também bastante precisa mas grande e pesada, indicada para desporto, é um Ferrari muito bom para pistas de F1 e auto estradas mas que não se dá bem numa pista de kartings ou dentro da vila. A HW85 é grande e já um bocadinho pesadota, o grande cano não lhe dá a melhor precisão nem a melhor maneabilidade, por ser magnum é bruta no momento do disparo, uma arma que tal como a 50 não é indicada para nada mas que ao contrário da 50, também não se pode dizer que seja boa em alguma coisa. A 50 velhota é por excelência uma arma para plinking, não tem uma precisão ao nível das armas de hoje mas é pequena, pouco potente logo macia de atirar e relativamente precisa para qualquer brincadeira de quintal, basicamente é uma arma para atirar de mira aberta. A Gamo Coyote é uma PCP, excelente relação preço/precisão, o magazine de 10 tiros torna a coisa fácil quando não sabemos o que havemos de fazer a tanto chumbo, tem potência para não ser preciso dar grandes voltas à cabeça quando não sabemos muito bem a que distancia está o alvo mas preciso andar com botijas de ar às costas de um lado para o outro e quando acaba o ar, acabam os tiros. A outra Gamo, a Gamatic, é uma arma de plinking, com esta não precisamos de pensar que chumbos vamos usar desde que não sejam mais compridos que o JSB Express, até BB's se podem meter no magazine, a Gamatic é basicamente uma excelente pistola de ar comprimido mas um pouco mais potente e bem mais precisa que a maioria das pistolas no entanto não é a arma mais indicada para alvos distates ou pequenos, são 5 ou 6J, já nem me lembro, que quando disparados contra tábuas acabam por ser devolvidos ao atirador.  
A Feinwerkbau 300 é outra loiça, é uma pura arma de competição de 10m, esta senhora é uma clássica de ponta a ponta, pesada, pouca potência, um gatilho de sonho e um cano simplesmente eapetacular, a arma com o melhor cano que tenho com toda a certeza, num dia sem vento e com uma boa mira em cima, facilmente faz corar de vergonha a TX 200 ainda que o alvo esteja a 50m. É impressionante a facilidade com que se consegue acertar naquilo que queremos, MAS, há sempre uma MAS, não é leve, não é pequena, não é sequer de média potência, logo nunca podia ser uma arma polivalente como a 50, no entanto meter-lhe uma mira telescópica em cima, apoiar num saco de arroz e acertar onde se aponta, é a coisa mais facil deste mundo, e como já disse, é arma para acertar os tiros todos numa carica que esteja a 50m desde que não esteja vento volto a repetir, esta é uma das suas limitações, a outra é atirar a alvos que se encontrem em inclinações positivas, quaisquer 10/15° são chatos para esta arma que no seu excelente mecanismo tem um trenó onde desliza assim que faz o disparo mas, agora vem o outro MAS, o seu excelente cano, o seu excelente gatilho, sim o gatilho da Fein. 300 é melhor que qualquer um dos gatilhos dos gatilhos das Weihrach cá de casa, a juntar a tudo isto temos uma excelente coronha de nogueira que faz as delicias de qualquer atirador.
Hoje meti-lhe em cima uma mira muito básica, uma Hawke 4X32 para fazer uns tiritos no quintal e é impressionante a doçura desta arma e a facilidade com que se metem os tiros onde quero sem ter de estar a pensar num monte de coisas, basicamente é uma PCP mas com apenas 9J, aponto e puxo o gatilho, pronto, já tá, seja com o chumbo A ou B, o chumbo vai lá parar ao sítio onde apontei, claro está, que quando tem de se apontar para um 10 a coisa muda de figura e "por um ponto se perde, por um ponto se ganha", como tal há que escolher muito bem o chumbo mas como as Fein.300 já estão reformadas e já não são  armas para essas andanças, o RWS Diabolo Basic é mais que suficiente para atirar a 20/25m. 
Hoje foi assim e ou muito me engano ou tal como no último confinamento, a 300 vai ser uma amiga que me vai ajudar a passar algum do meu demasiado tempo livre.


Precisou ainda de uns dois ou três clicks para ficar no ponto .

Não se pode dizer que sejam grupos do outro mundo mas se não são melhores é porque com uma mira de apenas 4X ainda por cima com um reticulo grosso não se podem pedir milagres. 


Sem comentários:

Enviar um comentário