sábado, 23 de janeiro de 2021

Diana 70 review

Conforme disse há ums dias, cá está a Diana 70 do meu amigo António. 
Os que vão acompanhando o bloge sabem  bem que não sou propriamente fã da Diana mas para início de conversa devo desde já dizer que esta pequena me surpreendeu pela positiva, e explico já porquê.
A Diana 70 é basicamente uma pistola de cano articulado mascarada de carabina que foi projetada para crianças até praí aos 8 anos no máximo, uma carabininha para as crianças poderem ter um primeiro contacto com as armas de ar comprimido e esta 70 está precisamente no primeiro patamar do tiro a 10m, a seguir vem a 72 e finalmente a 75 que roubou umas medalhas nos Jogos Olímpicos à minha preferida Feinwerkbau 300.
Esta Diana 70 na verdade é uma pistola mod. 5 numa pequena coronha de carabina  assim como a Diana 72 é uma postola mid. 6 numa coronha de carabina, ambas tinham o mesmo propósito, iniciar os jovens no tiro com carabina a 10m.
Mas voltando à Diana 70, aqui ficam alguns números para melhor se perceber do que estamos a falar.  

1,929 Kg de peso
84 cm de comprimento 
34,6 cm de cano exterior
18 cm de cano real
104.5 m/s com JSB Exact 0.547g
3J de potência

Quando digo que este brinquedinho me surpreendeu pela positiva digo-o porque não estava à espera que esta pistola com aspeto de carabina tivesse a precisão que tem aliás, até acredito que tenha um bocado mais do que vão ver nas fotos, é que não me perdi muito tempo para encontrar o chumbo que ela mais gostasse nem perdi também muito tempo a fazer grupos que fizessem jus ao real valor da arma.
Penso que o que mostrou nos alvos é mais do que suficiente para uma criança de 8 anos.
Os tiros que fiz, fi-los comna arma apoia num saco de arroz. Mesmo para um bom atirador de 10m que não é seguramente o meu caso, é difícil fazer algo melhor do que o que aqui vou mostrar, acreditem que é bem difícil atirar todo encolhido com algo tão leve e esta é também a forma como os putos e graúdos começam a atirar.
O dioptro obviamente não é o mesmo que se pode encontrar numa Diana 75 mas também não é nada de muito diferente, até neste aspeto esta arma é uma escola para futuros atiradores olímpicos.


Muito bonita e com pormenores interessantes como o dioptro e a possibilidade de ajustar o tamanho da coronha, o gatilho também tem ajuste de peso mas ajusta mesmo não é como algumas armas de hoje em dia que apenas lá têm o parafuso apenas para enganar o freguês .



O cronografo está configurado para chumbo mais leve, como tal fiquemos apenas com a velocidade que fez com o JSB Exact.

10m foi a distância a que atirei, não ajustei o dioptro já que ia atirar com vários chumbos e o que interessa é ver como agrupa e não a contagem de pontos.

Estes 4 chumbos não são dos melhores que existem hoje em dia mas são tão bons ou melhores que os que se podiam encontrar na decada de 80 e os melhores naquela altura também não eram para armas como esta.

Não vale a pena medir grupos, já que estes são alvos com as medidas oficiais de C10 o que nos dá perfeita noção do tamanho dos grupos.





Aqui está a base para a Diana 70, o mod. 5



Sem comentários:

Enviar um comentário