domingo, 13 de novembro de 2016

Coronhas

Apesar de por muitos a coronha ser um pouco desprezada esta é a par dos aparelhos de mira um dos componentes mais importantes para o sucesso de um tiro, imagine-se disparar uma arma sem coronha para assim se perceber a importância deste componente.
Atualmente as coronhas em madeira de faia continuam a ser as mais vulgares mas esta madeira está longe de ser a única que se usa no fabrico das coronhas, madeiras laminadas com diversas cores ou a madeira de Nogueira (as minhas preferidas) são hoje em dia vistas com alguma frequência, eu próprio já tive uma laminada e tenho atualmente uma em Nogueira, já o polímero mais conhecido como plástico vai sendo também cada vez mais visto devido à sua resistência a riscos e impactos que por norma provocam danos nas madeiras mas que neste material nem sinais deixam, o preço é outra das vantagens do polímero, por norma as armas neste material são um pouco mais baratas, é que tanto o material como o custo de produção é inferior mas até já conheço alguns fãs destas coronhas que apesar de não ser o meu caso não posso deixar de reconhecer as vantagens, não só por também já ter tido uma mas também porque me facilitou bastante a tarefa de adicionar um pouco de peso para reduzir o recuo, como está fácil de ver, é só vantagens. Finalmente o alumínio, este é talvez o material mais raro por apenas ou na sua grande maioria se encontrar apenas em armas de competição, quem não viu já na tv provas Biatlo? No ar comprimido o alumínio é mais usado nas PCP mas neste momento tenho um colega que também atira e que está a produzir coronhas de alumínio para springers, no caso para a Wather LGU.
A coronha é de de tal foma importante que se podem ver nas formas mais diversas, as modalidades de tiro de precisão são um bom exemplo, das duas uma, ou a coronha é construída propositadamente para o atirador e ainda assim adiciona equipamentos anatómicos ou as coronhas se produzem logo com um sem número de afinações por forma a ajustarem-se à anatomia de cada atirador, no ar comprimido que é o caso que conheço melhor e o que é tratado neste blog é bastante frequente ver estes chassis nas PCP, sejam elas de papel a 10m ou FT.
As coronhas são também determinantes na beleza de uma arma, eu corro mesmo o risco de dizer que são as coronhas que dão ou tiram a beleza a uma arma talvez por ser o maior componente e por sua vez esconder parte do corpo da arma, no caso das sutzen chega mesmo a acompanhar o cano até quase à sua estremidade, não esquecer que me estou a referir às armas de ar comprimido, obviamente que o que estou a dizer não se aplica na integra às espingardas embora uma espingarda com o metal muito trabalhado com um blued de alto nível e de elevada beleza dificilmente deixa de ter uma coronha a condizer em raiz de nogueira.
Ficam alguns exemplos.


Obras de arte em madeira




Blocos de nogueira em bruto
















 Chassis metalicos


Coronhas em polímero


















6 comentários:

  1. Concordo contigo quando dizes que a coronha é fundamental para o sucesso de um tiro e é o grande elemento responsável pela beleza da arma.

    Pessoalmente, apesar de não serem tão bonitas, prefiro as coronhas em polímero, tanto nas armas curtas como nas longas.

    ResponderEliminar
  2. Foi precisamente em ti que pensei quando digo que conheço fans do polímero, eu apesar de não gostar muito tenho de reconhecer as vantagens.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, tenho uma Air Arms s400 xtra fac 5.5mm e gostaria de saber que faz uma coronha de polímero para a mesma para field target. Se tiver fotos de coronhas compatíveis com o meu modelo envie-me por favor, para lhe fazer uma encomenda.
    Com os meus cumprimentos,
    Sérgio Manuel Carolino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, eu não faço coronhas, muito menoz em polímero.

      Eliminar
    2. Peço desculpa, pode-me indicar onde posso adquirir em Portugal uma coronha para a prática de field target independente de ser em madeira ou polímero?

      Eliminar
    3. Em Portugal quem lhe pode fazer uma coronha para Field Targuet é precisamente o meu colega e também ele atirador de FT Bruno Silva, Basta procurar na sua pagina B M S Precision e poderá ver muito do que ele faz para além de coronhas.
      Peço desculpa pela demora na resposta mas espero ter ajudado.

      Eliminar