terça-feira, 1 de novembro de 2016

Teste simples para miras telescópicas

Uma forma de testar as torretas das miras telescópicas consiste numa brincadeira muito simples, começa-se por mandar um balázio numa folha em branco em segida damos uns clicks nas torretas por forma a obter um quadrado, repetindo volta após volta e assim perceber a consistência dos clicks, ou seja se os clicks são ou não fiáveis e se depois de alguns movimentos nas torretas estas retornam sempre ao mesmo ponto levando a arma agrupar perfeitamente.
Para demostrar como fiz o teste usei a minha Hawke Sidwinder 8-32X56 SF, a arma é a Air Arms TX200, a distância 18m, o número de voltas que dei no quadrado foram 5 no sentido horário e nas torretas dei 40 clicks de cada vez, o grupo do ponto 4 ficou um pouco maior que os outros devido a um erro meu, ou seja o tiro mais a baixo neste ponto 4 deveu-se a mim tal como na maior parte dos casos em que não acerto onde quero.
Deixo uma chamada de atenção para uma curiosidade, o ponto onde fiz mira em todos os tiros não coincide com nenhum dos grupos, isto deve-se apenas ao facto de a arma estar zerada para atirar com o hamster de FT e como este teste foi feito na posição de BR com a arma apoiada num saco de arroz  e sem hamster o ponto de apoio é diferente logo agrupa também de forma diferente.
Fica a foto para um melhor entendimento.
P.s. Primeiro post a partir do telefone


3 comentários:

  1. Conheço este teste há já algum tempo, mas nunca testei nenhuma das minhas miras desta forma.

    Fico algo surpreendido por a Sidewinder passar neste teste com distinção. Como se trata de uma mira relativamente barata, não ficaria chocado se não passasse.

    Logo que possavou testar as minhas para ver como se comportam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já esperava por este resultado até porque já tinha visto um teste parecido com uma Varmint que não ficou muito diferente, o problema é que a qualidade de uma mira não se resume à fiabilidade dos clicks das torretas, e no FT fiabilidade no Range, espaço entre os 40 e 50m, resistência à amplitude térmica, qualidade do vidro obviamente, ui, tanta coisa. E eu estou muito, muito longe de ser um expert na matéria. Este é apenas um teste fácil de fazer por malta basica como eu.

      Eliminar
    2. Já esperava por este resultado até porque já tinha visto um teste parecido com uma Varmint que não ficou muito diferente, o problema é que a qualidade de uma mira não se resume à fiabilidade dos clicks das torretas, e no FT fiabilidade no Range, espaço entre os 40 e 50m, resistência à amplitude térmica, qualidade do vidro obviamente, ui, tanta coisa. E eu estou muito, muito longe de ser um expert na matéria. Este é apenas um teste fácil de fazer por malta basica como eu.

      Eliminar