sábado, 16 de janeiro de 2021

A importância de escolher o chumbo

 Bem sei que para muita gente, ler é uma coisa chata e até preferem ver uns vídeos no YouTube mas em todas as plataformas se pode encontrar boa informação e informação de qualidade duvidosa. Esta não é seguramente a melhor do mundo mas de certeza que também está muito longe de ser informação apenas para agradar a marcas ou ao máximo de atiradores que por aqui passar, uma coisa é certa, eu não tenho jeito, nem material, nem paciência para fazer vídeos como os de muitos dos canais que gosto e sigo, como tal tenho este "cantinho" que penso dar para aprender alguma coisa desde que se tenha paciência para ler um bocadinho, pelo menos aqui sempre se pode ler aquilo que vou constatando sem a preocupação de querer agradar a gregos e troianos. 
Vamos lá então.

Hoje a minha amada HW50 fez um grupo tão bom com um chumbo mediano que eu nem queria acreditar.
Ela tem um fetichezinho por um lote de JSB Express que guardado só para ela mas como já não tenho muitos e o confinamento está novamente aí sem se saber bem por quanto tempo, fui até ao quintal tentar convencê-la a gostar também de outros chumbos que até tenho em maior quantidade, o certo é que passados dois ou três grupos faz-me um daqueles só ao alcance de PCP's de elite. Fiquei tão mas tão espantado que resolvi verificar se a coisa se repetia fazendo mais dois grupos, depois lembrei-me de os fazer também para comparar com a HW85 que pelo menos cá em casa ainda está longe de ter o estatuto da 50. O comparativo ou espécie de comparativo não se pode dizer que tenha sido justo ou feito segundo o método científico, a 50, a minha mais que tudo, tem uma mira que não sendo um primor, sempre é bem melhor que a mira que está na 85, a Hawke Varmint tem um retículo fininho, mais aumentos e um paralaxe melhor entre outras coisas mas estas são aquelas que mais se destacam aqui para esta espécie de comparativo em que a também Hawke Vantage 4x32 AO é metida ao barulho. Ok é sacanagem mas a precisão desta 50 merece uma mira melhor que a 85, vocês até podem achar que não mas "a bola é minha" por isso eu é que sei.😁😁
 Em primeiro lugar tenho de mostrar o espetacular grupo de 5 tiros que a 50 fez com um chumbo mediano, os Crossman Domed que estão muito longe de ser maus chumbos mas que também não se pode dizer que sejam dos melhores, até entraram um nadinha largos no cano mas quando por acaso se tiram os chumbos certos lá da lata dá nisto.

As pintas vermelhas mais a baixo serviram para regular a mira e por baixo da lata está um grupo parecido em tamanho com os dois outros que se veem mas um bocadinho fora da pinta vermelha.

Era bom que fizesse sempre isto não era?
Pois mas não faz



Este é um daqueles grupos que fica para a posteridade seja lá com que arma for, até podia ser com uma TX200 toda xpto mas foi com a minha 50 que está fartinha de me surpreender, esta foi só mais uma das vezes que voltou a marcar pontos.
Obviamente que grupos destes não se fazem porque se querem fazer, grupos destes saiem de vez em quando, como sei disso, aproveitei este grupo para mostrar ao pessoal que ainda dá os primeiros passos nisto do ar comprimido, que por vezes um excelente grupo com um determinado chumbo, não significa que a arma passe a ter de atirar preferencialmente com esse chumbo.
De seguida vamos ver o porquê deste post e mostrar com mais uma foto o quero dizer com esta conversa toda.


Todos os 4 grupos são de 5 tiros

A 85 não é propriamente a springer mais precisa do mundo, se calhar a 50 também não mas esta 50 é melhor que esta 85 até porque a 50 também já tem uns pozinhos que melhoram um bocadinho uma arma já de si muito mas mesmo muito boa. 
Nesta última foto percebe-se perfeitamente porque é que chamo mediano a um chumbo que fez um grupo deste tamanhito como se vê na segunda foto. O Crossman fez aquela maravilha mas a qualquer momento consegue estragar com um flyer, um agrupamento que até pode estar a ficar jeitoso o que nem foi o caso destes dois, mediano porque ainda tenho uma caixa do mesmo chumbo mas de um outro lote que quando disparado pela mesma arma só sai asneira o que verdade seja dita, não é nada que também não tenha já visto acontecer com alguns JSB por exemplo.
Nos dois grupos na vertical com a 85 em que após o primeiro fui dar uns clicks nas torretas e acabou por sair asneira no POI, (daí o preço de uma Hawke Vantage 4x32) estes acabaram por sair mais consistentes apesar da arma não ser tão precisa mas estar atirar com um chumbo de melhor qualidade.
Moral da história. Uma arma por vezes pode não ser assim tão boa com o chumbo errado ou então uma arma também pode não ser tão má se lhe dermos oportunidade de escolher o chumbo certo.
Isto não foi nenhuma descoberta do outro mundo, para dizer a verdade não foi descoberta absolutamente nenhuma mas por incrível que pareça nem todos sabem isto, outros até sabem mas teimam em desvalorizar. 
 
Asta la vista babys.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário