segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Paulo, este post é para ti companheiro.

 O post de hoje é inteiramente dedicado ao meu grande amigo de infância, o Pardal que é um dos apelidos do Paulo e vai agora a começar a saber o que são carabinas de ar comprimido a sério.
Paulo, neste momento vives do outro lado do Atlântico e tenho muita pena de não te poder ajudar mais e melhor a tirares o que de melhor tem a tua Weihrauch HW80.
Já que querias uma magnum de cano articulado preferia que tivesses comprado a HW95k mas como estava esgotada, a 80 é também uma excelente arma e de certeza que te vais divertir bastante com ela.
Espero que já tenhas o cano bem limpo como te disse, agora vais ter de mandar uns 20 ou 30 balazios para que a arma comece a agrupar normalmente.
Agora vais ver a diferença entre o chumbo que a arma escolhe para ela e o chumbo que alguém escolhe para a arma e vais também perceber que por vezes chumbos da mesma marca e mesmo modelo podem ter desempenhos bastante diferentes.
Neste post usei uma arma que é meio HW80, meio HW95, basicamente é uma mistura das duas, a coronha e o cano são iguais à 80, a ação ou seja, o tubo onde está a mola e o piston é igual à 95.

Esta é a bancada de tiro aqui do quintal
Nesta foto a baixo podes ver dois grupos de nem sei quantos tiros mas para o caso também não interessa, o certo é que são feitos com chumbos da mesma lata.
Nesta lata de um lote que não presta pra nada vinham chumbos em que uns entravam apertados no cano (grupo do lado esquerdo), outros entravam mais ou menos normal (grupo do lado direito).
Eu apontei sempre ao centro das pintas mas como facilmente podes ver, esta treta de chumbos têm POI's (point of impact) diferentes, se tivesse disparado todos os tiros para a mesma pinta parecia um tiro de caçadeira, ainda assim o grupo da esquerda não está muito diferente.

Aqui já podes ver que no grupo da direita em que usei precisamente a mesma marca e modelo de chumbo dos grupos de cima mas desta vez já com um lote melhor onde pelo menos todos os chumbos entravam com a mesma(pouca) resistência.
No lado esquerdo o grupo é de apenas 5 tiros porque esta lata já não tem muitos chumbos e a 85 gosta muito deles mas podes ver que agrupam bem melhor, para não variar lá está o flyer da ordem mais à esquerda mas com uma arma de cano longo já se espera que erros destes aconteçam, nesta foto também dá para ver perfeitamente que quando mudas de chumbo o POI provavelmente vai também mudar.
Obviamente que estas mesmas marcas e modelos de chumbos agrupem bem ou muito bem na tua arma mas quase que te garanto que dentro da JSB vais encontrar chumbos que a 80 vá gostar, como é uma 80 de piston grandalhão até pode ser que prefira chumbos um bocadinho mais pesados como os JSB Exact Heavy ou os HN Baracuda Match, experimenta também os HN FTT.

Como podes ver, com os JSB uma moeda de 1 cêntimo chega para cobrir o grupo e mesmo que tivesse feito 10 tiros como no grupo ao lado, a moeda de 1 cêntimo continuava a bastar para cobrir o grupo.

Braçorro e vamos falando.


20/01/2021
Atualização 

Porque eu também ando a tentar conhecer as manhas desta HW85, como tal tenho de fazer as experiências da praxe.
Hoje e porque se trata de uma arma magnum fui fazer uns grupos com a arma apoiada na palma da mão para perceber se faz ou não diferença, os 18 Joules de potência não se pode dizer que sejam muito exigentes neste aspeto mas se tivesse mais potência acredito que fosse mais manhosa.
Como disse, fiz os grupos 1, 2 e 3 com a arma apoiada na palma da mão e o grupo n° 4 apoiada apenas no saco mas no mesmo ponto em que apoiei no grupo 3 ou seja com o apoio no início do rasgo do fuste, a seguir mostro as fotos omde se vai perceber melhor.


Comecei da esquerda para a direita sendo que o grupo em que o apoio foi feito apenas no saco de arroz é o da direita mais a cima.

Este foi o ponto de apoio do primeiro grupo de 6 tiros mas com a minha mão esquerda entre a arma e o saco de arroz e sem o apoio traseiro da coronha, este apoio apenas aparece nas fotos para que a arma fique mais estável e não tombe para o lado durante a foto.

Este foi o ponto de apoio no segundo grupo e novamente com a arma apoiada na palma da minha mão que tal como no primeiro grupo ficou com as costas voltadas para baixo.

Neste caso o ponto de apoio dos grupos 3 e 4, foi entre os dois que já tinha experimentado, no terceiro grupo com a mão entre a arma e o saco e no quarto e último grupo, com a arma apenas apoiada no saco que é para mim a posição mais estável e em que menos tremo. No quarto grupo onde apenas apoiei no saco, o grupo é de 7 tiros porque o sexto tiro foi o grande flyer que se pode ver, por via das dúvidas voltei a repetir o sexto tiro para dissipar as dúvidas.

Como se pode ler nas legendas no próprio alvo, uso o rasgo do fuste como referência ao apoio da arma, considerando o início do rasgo o lado mais próximo do gatilho e o final do rasgo o lado mais próximo do cano.
Quando na primeira foto digo na legenda que apoiei a arma a meio do rasgo estou a apoiar a parte central do rasgo na parte central do saco mas que devido à largura do saco o final da coronha ainda está apoiada.


Este é o trabalhinho que tem de se fazer quando se escolhe o chumbo depois de revistos os apertos dos parafusos, do cano bem limpo e passados algumas dezenas de tiros. Em armas pouco potentes quase não se nota diferença mas à medida que a potência vai subindo estas experiência tornam-se mais relevantes porque quanto mais potente for a arma, mais técnica e conhecimento exige do atirador.

Sem comentários:

Enviar um comentário