domingo, 25 de outubro de 2015

A pressão de ar do puto


Gamo 600 Sénior 4,5 


 
Alvo da esquerda a 10m
Alvo da direita a zerar a 18m após tirar a mira telescópica
 
 
 
Depois de ter lido o post do curso de tiro no blog Piratices apeteceu-me mandar uns balázios de mira aberta, mira aberta mas apoiado é que sem apoio acho que os grupos saem sempre uma merda e não gosto de ver aquilo tudo espalhado, acho que até nem atiro muito mal sem apoio, pelo menos a única taça que ganhei na vida foi num torneio de tiro em papel a 10m, fiquei em segundo lugar após desempate com o tipo que ficou comigo em primeiro, foi  na terra dos meus pais em Veiros uma vila no concelho de Estremoz há uns vinte e tal anos, na recruta da Marinha também atirei benzito de pé com a G3 mas pronto fui um puto que ainda atirei muita balázio, talvez muito mais que a maioria dos recrutas que lá estavam comigo e acredito que uma juventude passada a caçar passaredo e a espetar tiros em latas e garrafas me tivesse dado alguma bagagem.
Mas voltando ao assunto dos tiros de mira aberta, aproveito para apresentar a carabina que comprei ao meu puto para que sob a minha supervisão e no quintal ele aprenda a mandar balázio a sério, é que na Playstation aquilo é demasiado fácil, a arma já tem uns risquitos na madeiras e um pouco de ferrugem no cano, tem também a soleira com a borracha mais macia que tive até hoje.
A arma, como já viram na legenda da primeira foto é uma Gamo 600 Sénior de 1998, comprei-a em segunda mão há um ano mais ou menos, é uma carabina leve com pouca potencia o que logo à partida contribui para ser um pouco mais precisa, passada no Chrony deu 202 m/s com JSB Exact, comprei também a pensar que como foi barata talvez servisse para eu aprender alguma coisa. O quê? Abrir para ver como são as entranhas de uma carabina de ar comprimido, claro que primeiro fui ver ao Youtube, percebi que teria de construir um compressor de mola que ainda aqui hei-de mostrar e pronto meti mãos à obra, abri, limpei e lubrifiquei à maneira, meti uma bucha nova toda gira, vermelhinha e tudo, encamisei e até tunei o gatilho, não ficou um Record mas ficou estupidamente melhor do que como estava de origem o que também não era difícil mais pesado sim seria precisa muita estupidez, depois foi só meter-lhe em cima a Gamo 4x32 que tinha na minha Hunter 440 e estava pronta para iniciar o puto. 
Bem, atirou o puto e atirei eu claro, ao fim duns tiros deu logo para perceber que aquilo até fazia bons tiros, tiros ao nível dos que fazia com a Cometa Fusion que tinha na altura, para além dos bons tiros a 18m que é o espaço que tenho no quintal fiquei também a gostar muito do pouco recuo que esta velhinha tem.
Como o puto até parece que nem gostou muito destas coisas não tenho forçado mas também a arma não pode ficar ao abandono, por isso volta e meia lá tem que dar os balázios da ordem e neste caso o pretexto que tive para fazer umas fotos para vir aqui ao Balázios apresenta-la, só meto fotos dos grupos para que se perceba do que é capaz uma carabina em segunda mão, que bem negociada até pode custar 50€ como foi o caso.
Tiros a 10m podem-se fazer no interior de qualquer casa desde que estejamos sozinhos obviamente e quem goste disto pode tirar prazer às pazadas com pouco orçamento.
Pensando bem, agora que vem o inverno é uma brincadeira a ter em conta em dias de chuva e vento, sempre se passam umas belas tardes com amigos e se houver uns queijinhos, chouriços com bom pão e tinto a condizer melhor ainda.
Fica a estória, a apresentação e a sugestão.
Bons balázios.


4 comentários:

  1. É incrível a precisão que esta arma consegue. Pessoalmente tenho conseguido resultados incríveis com armas velhas, baratas e ferrugentas. Quando comecei a participar em provas com a Slavia 631 carregada de ferrugem vi muitos atiradores a olhar de lado. Claro que os terceiros e o segundo lugar serviram para demonstrar que a velhota ainda estava ali para as curvas.

    ResponderEliminar
  2. Comparar esta Gamo a uma Slavia assim à partida só com muito boa vontade mas o facto é que fiquei muito bem impressionado com este grupo, sinceramente não estava nada à espera de um grupo destes mas também quem é que não fez já grupos daqueles que só se fazem duas ou três vezes na vida?

    ResponderEliminar
  3. Boas, comprei uma mola de média potência da gamo para meter na minha senior 600, porque a mola dela já está muito cansada, eu queria comprar a de alta potência, mas tinha 24J e achei que era demasiado para ela, não sei se fia a escolha certa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Miguel, não adianta comprar uma mola demasiado comprida porque a arma vai acabar por ficar com menis potência e perder precisão, se continuares a no blog vais perceber porquê se fores ao post onde desmistifico o mito das molas mais fortes ou mais compridas.
      O ideal é as armas terem a potência para qual foram projetadas ou um pouco menos.

      Eliminar