domingo, 11 de outubro de 2015

Weihrauch HW 50s 4,5 (.177)




 
 
Esta é até hoje a arma que mais me surpreendeu pela positiva, é uma arma de cano curto, articulado e martelado a frio com apenas 49 cm, apesar do baixo peso (3,1kg) e pouco tamanho (103cm) consegue ser incrivelmente precisa contribuindo para tal o magnifico gatilho Record que nesta arma funciona tão bem como nas irmãs da marca mas que neste caso está um bocado adiantado em relação à pega, este é a meu ver o único ponto negativo, daí a substituição da tecla por uma mais recuada como se pode ver na foto.
Esta arma é anunciada em catalogo com 16J e a fazer 250 m/s, no caso concreto da minha que já passei no cronógrafo, apresentou com o JSB Exact 4,52 uma velocidade à boca do cano de 222 m/s o que dá uma potencia um pouco inferior a 14J, potencia suficiente para perfurar sem problemas uma lata de cerveja por abrir a uns bons 75m, fiquem descansados que não desperdiço cerveja desta maneira nem é o tipo de coisa a que atire com frequência mas como já vi no youtube vídeos onde se fazem destes tiros, aqui fica como nota para que se perceba do que é capaz esta menina.
Quanto a precisão, é uma arma que não envergonha ninguém que queira atirar a moedas de 0,5€ a distancias até 35m.
Como também é possível ver nas fotos a Hawke 3-9x40 AO com paralaxe frontal e reticulo mil dot é a mira que faz companhia à HW50s abraçada por umas montagens duplas da UTG.
O facto de montar esta mira faz-me admirar ainda mais esta arma, não sendo esta uma mira de referencia nem pouco mais ou menos, é mais do que suficiente para o alcance e precisão da HW50, obviamente que se montasse uma Hawke Panorama de 12X não se perdia nada mas aí já estamos a falar de uma coisa de mais do dobro do preço e eu não sou muito abastado no tocante a Euros.  
Para terminar e para que se tenha uma noção da precisão, devo dizer que não sendo eu um atirador de excelência, ainda não consegui com a HW77 resultados significativamente melhores que com esta HW50 até aos 35m, penso que este será o melhor elogio que lhe posso fazer, ok podem duvidar, se me tivessem dito isto sem experimentar eu também não acreditava mas esta é a realidade que constato.
Finalmente quero dizer que a HW50 atira bem com quase tudo o que é chumbo mas os que mais gosta são o JSB Exact e o H&N Baracuda Match, eu uso o Exact porque este é mais leve, logo tem mais velocidade e melhor curva balística que o Baracuda.
Com este e com os outros textos aqui postados não pretendo fazer testes exaustivos às armas ou a qualquer outra coisa, para isso penso que nos fóruns, no youtube e nos catálogos se pode chegar ´`as fichas técnicas, aqui pretendo apenas passar as minhas conclusões que valem o que valem mas podem dar mais uma ideia das coisas a pessoas que tal como eu gostam de atirar sem serem campeões de tiro.    
 
 


2 comentários:

  1. Obrigado, acho que não vale a pena estar aqui a despejar dados técnicos, apenas meto a minha opinião que vale o que vale e o que acho mais relevante, depois completo com uns vídeos que demonstrem mais ou menos o que relato.

    ResponderEliminar