segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A minha Diana






Foi de forma quase acidental que adquiri esta Diana 38, este ano fui ao leilão de armas da PSP à procura de um bom negócio que me permitisse fazer algum dinheiro na revenda de uma arma que lá comprasse, acabei por comprar duas armas, esta Diana e uma cometa que ainda aqui irei apresentar também, acabei por não ganhar praticamente nada porque quando estava a licitar não fazia ideia que à licitação acrescia ainda o IVA mas pronto não perdi dinheiro e ainda deu para experimentar e poder assim dizer que já tive uma Diana, uma das mais famosas senão mesmo a mais famosa marca de armas de ar comprimido para a maioria dos Portugueses.
Devo dizer que o primeiro impacto com a arma foi muito agradável, coronha numa madeira bem bonita e a ação e cano com uma oxidação que me pareceu ser de boa qualidade mas não mais que isso e com um bom peso a rondar os 3,5Kg, peço desculpa pela pouca exatidão dos dados técnicos mas como não fazia ideia que viria a ter este blog não me detive no aprofundamento da ficha técnica da arma mas isso também não é o que mais importa neste momento apenas quero relatar a impressão com que fiquei desta Diana 38.
Já que tinha adquirido a arma não fazia sentido não a testar, como tal peguei nela e nas latas de JSB Exact, Exact Express e Exact Heavy, H&N FTT e Baracuda e RWS Superdome que são do melhor que se pode encontrar no mercado em termos de qualidade e são com estes que normalmente testo as armas, lá fui eu, direito ao campo de tiro, foi pena na altura não ter ainda cronógrafo porque se tivesse teria-a certamente passado pelo menos com o JSB Exact que é chumbo que normalmente serve de referencia nas medições de potencia nas armas de ar comprimido, em todo o caso, pelo peso da arma e recuo direi que estaria pelos 270/280 m/s.
Chegado ao campo, lá fiz o que tinha a fazer, dois grupos de seis tiros com cada um dos diferentes chumbos a 25m, devo dizer que não fiquei surpreendido com os resultados, resultados esses que ficaram longe de ser brilhantes, inferiores mesmo aos que muita vez consegui com a Cometa Fusion, a mira que tinha montada era a Hawke 3-9x40 AO que está neste momento em cima da HW50, só não se vê nas fotos porque estas fotos são algumas das que usei para colocar nos classificados, importa dizer que para quem depressa se habitua a usar o indicador num gatilho Record, dificilmente se sente à vontade com outros gatilhos, pelo menos gatilhos de armas correntes como é o caso desta e a qual não permite grande tipo de afinação.
Para terminar e em jeito de conclusão, da minha conclusão, tenho de dizer que para uma arma do meio da gama de uma marca com tanta fama como a Diana esperava um pouco mais, talvez a idade, as viagens não sei por onde e o cano de dimensões bem generosas a tenha prejudicado e a tenha deixado à quem de uma qualquer Cometa dos dias de hoje.
Espero que quem leia este post não fique com má impressão da marca ou do modelo, pois estas foram as minhas conclusões e eu não sou um profundo conhecedor nem avaliador de armas de ar comprimido, simplesmente já disparei com muita coisa o que me permite fazer algumas comparações, de resto devo dizer ainda que a Diana tem as armas de mola que mais me surpreenderam pela positiva até hoje e de que já falei aqui mesmo neste espaço há algum tempo.



2 comentários:

  1. Bom post. Bem bonita esta arma. Nunca disparei uma Diana mas a sensação que tenho é de que não estão à altura do preço que custam nem da fama que têm. Para o meu estilo de tiro, de pé e sem apoio, uma arma de gama mais baixa consegue ser mais precisa que eu e custa muito menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que te posso dizer pelo que me tenho apercebido relativamente à marca nos dias de hoje é que estou em perfeita sintonia com a tua sensação, no entanto não me esqueço que as armas de mola mais espetaculares com que atirei foram precisamente duas Dianas bem atiguinhas de que já aqui falei.
      Curiosamente tenho no carro uma Diana 21 com apenas algumas semanas que o meu amigo António vendeu e que vou despachar nos CTT na segunda feira, se tiver tempo ainda lhe faço um pequeno reveiw a 10m

      Eliminar