quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tão contente que eu ANDAVA com a HW77

Eu a pensar que era o Robin dos Bosques das pressões de ar e olha... Nem uma semana durou a euforia, bastaram três dias e lá se foram os maravilhosos grupos a 50m.
A culpa foi das noites mal dormidas, durante este tempo acordava a meio da noite todo inchado e tinha de ir ao telefone rever uma e outra vez as fotos dos grupos para me acalmar e voltar a adormecer e sonhar com as proezas que iria fazer na próxima visita ao campo de tiro, chegou o dia em que não aguentei e corri para lá para um comparativo entre a 77 e a 50, cheguei mesmo a ser cruel com a mais piquena e dizer-lhe que os dias em que era ela a minha menina bonita tinham acabado, afinal o que é bom não dura para sempre, até comprei uma caixinha de JSB Exact Premium para agradar ao novo amor.
Malvada, deve ter sido praga que me rogou, a vingança serve-se fria, qual chumbo maravilha qual quê, os maravilhosos grupos com a 77 já eram, a cinquentinha lá voltou a mostrar que lá por ser pequenita, um pouco mais fraquinha, mais leve e ter uma mira com metade dos aumentos não significa que se fique muito atrás, a 25m não fica mesmo nada atrás.
Mas chega de blá blá blá senão ainda corto os pulsos, vamos às fotos.  
 
 
A 77

A 50

Grupos da 77 a 50m


Grupos da 50 a 50m


Grupos da 77 e da 50 a 25m




 
 
Não sei se repararam numa coisa que me está a dar voltas ao miolo mas vou ter de descobrir o porquê, talvez até saiba a razão mas vai ficar para outra núpcias.
No entanto se alguém souber e me quiser poupar tempo força, sou todo ouvidos.
A 77 faz neste momento mais 25 m/s que a 50, ou seja 250 m/s, os chumbos usados neste comparativo são os mesmos da mesma caixa e tudo, expliquem-me porque é que apesar do JSB RS ser mais leve que o Exact, o primeiro teve mais queda que o segundo quando disparado pela arma mais potente? Na 50 como se pode verificar, os dois Exacts têm o mesmo peso e sensivelmente o mesmo POI seja a 25m ou 50m, o RS um pouco a cima o que faz todo o sentido mas na 77 não é o que se verifica, o mais leve é o que tem mais queda.
Eu penso que pelo facto de o RS ser mais leve e ter menos inercia leva-o a perder mais energia e velocidade durante o voo, resultado disto, queda mais acentuada mas isto é apenas o que eu penso não é nenhuma teoria comprovada.  
Pronto, era só isto que queria dizer e assim se passou uma manhã só para me dar arrelias.     

7 comentários:

  1. Não fiques desiludido com a tua 77 porque é uma excelente arma com uma precisão inacreditável. Ainda me doi o ego da tareia que a tua 77 deu na minha amada Ruger 10 / 22.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas tinha feito uns grupos ao nível da CZ e desta vez embora não considere maus grupos mas ficaram um bocado à quem, para falar a verdade nem acho que a culpa seja da arma, tenho plena consciência que tenho algumas limitações em que destaco duas principalmente, não é que neste caso tivesse vento mas a estas distancias qualquer brisa desvia o tiro e eu não sei atirar nem com uma brisa, também é certo que o campo não tem nada que nos mostre a direção e intensidade do vento e depois aquela que para mim é a minha principal limitação, acreditar, acreditar que o projetil vai cair no ponto para onde apontei, a questão psicológica é das mais importantes em qualquer atirador e esta não sei como fazer para a ultrapassar.
      Os melhores grupos que fiz até hoje foram sempre que alterei ou adicionei alguma na arma.
      Resumindo, a arma é muito mas muito melhor que o dono e se acreditar um pouco mais nela e em mim vou certamente melhorar, depois é só adquirir mais conhecimento, lendo muito mas principalmente falando com quem sabe muito.

      Eliminar
  2. Concordo absolutamente com a questão psicológica. Se não acreditarmos que conseguimos colocar o projétil onde queremos, ele não acerta lá. Antigamente pensava que isto era tudo uma "grande tanga", mas à medida que vou ganhando experiência vou dando cada vez mais valor ao fator psicológico. Acho que é o mais importante de todos princípios fundamentais do tiro. Continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Vais ter de me dar umas dicas sobre a forma de controlar o fator psicológico.

    ResponderEliminar
  4. A julgar pelos resultados obtidos não sou eu que tenho que dar dicas, mas aqui vaio meu processo:

    Em primeiro lugar tenho que ter a certeza de que o tiro é possível, para isso vejo outros atiradores melhores que eu a fazer bons tiros. Depois de ver que é possível penso - "Se aquele palhaço é capaz eu também tenho que ser". A partir daqui é só tentar e voltar a tentar até conseguir ou perceber que eu não sou tão bom como "aquele palhaço". Claro que nada disto se aplica ao BR. Isto é a minha motivação e inspiração para fazer os tiros a longa distância com pistola ou as graçolas que faço com cartas e balões.

    Estes são alguns dos atiradores que me inspiraram e me fizeram melhorar:

    https://www.youtube.com/watch?v=GmMEg4y54Dk
    https://www.youtube.com/user/MiculekDotCom
    https://www.youtube.com/user/22plinkster
    https://www.youtube.com/channel/UCRc6ZROAZRJdChinlgVbfkg
    https://www.youtube.com/channel/UCHgRYwsMqNsjTsCjZio9nrQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bons os videos, já me viste atirar com pistola e já percebeste que o 22plinkster é quase tão bom como eu

      Eliminar
  5. O 22plinkster ainda está um bocado atrás, mas com muita pratica ele aproxima-se do teu nível. Temos que marcar um dia apenas de pistola para me dares umas dicas.

    ResponderEliminar