domingo, 30 de julho de 2023

Snowpeak PP750 vs Onix



 As armas vão passando cá por casa para fazer umas reparações, um gajo está de férias e aproveita para fazer uns comparativos.

Não foi comparativo exaustivo de grande qualidade, basicamente este serviu mais para perceber se havia diferenças de precisão entre irmãs.

São duas chinesinas PCP, ambas em calibre 4,5 com apelido Artemis, a Onix mais velha e a Snowpeak mais nova, mais prática por ter magazine de 9 pellets, já regulada de fábrica e também com uma coronha extensível. Já a sua irmã mais velha, mono tiro e com armador como qualquer outra pistola (o vulgarmente chamado cão) ao invés da alavanca lateral como qualquer PCP moderna torna-se muito menos prática, a coronha foi o dono que a adaptou como extra.




Vamos lá então ver o que deu.

A Snowpeak é minha, já está zerada e já levou uns carinhos no pesado gatilho de origem, idêntico ao da Onix mas agora depois dos carinhos, bem mais leve e agradável, as miras embora da mesma marca, têm diferenças assinaláveis sendo a mais relevante aqui para o caso, a espessura do retículo, a Hawke Panorama da PP750 é mais fininho.

A Onix com o pesado gatilho ainda de origem, foi zerada apenas para acertar no alvo sem me preocupar se era mesmo ao centro.

Os resultados aqui demonstrados serão seguramente melhores, (até porque conheço a minha arma) se não estiver o vento que estava hoje, vento que faz parte do clima que podemos encontrar num outro dia em tudo idêntico ao de hoje, simplesmente o que apanhei neste comparativo foi o sempre irritante vento frontal.

O chumbo usado foi o JSB Express 7,9gr que comecei por passar no cronografo, 5 tiros para cada uma era o suposto mas como os primeiros dois tiros com a Onix sairam com velocidade baixa e começaram depois a subir, resolvi ignorar os primeiros dois, acabando por fazer 7 tiros, o problema é que o sétimo tiro foi também bastante a baixo dos quatro anteriores, muito por culpa da ausência de um regulador, que a PP750 trás de fabrica, é certo que é um regulador chinês mas é sempre preferível um mau regulador do que a ausência deste.

Aqui estão as velocidades duma e de outra


Vamos então aos resultados no papel. Como disse anteriormente, a mira da Onix não foi devidamente zerada, como tal, o agrupamento saiu um pouco à direita.

Para minha surpresa, mesmo com um pouco mais de potência, velocidade do projéctil mais constante, gatilho mais leve e uma mira com um retículo mais fininho, a PP 750 não conseguiu ser superior à Onix, pelo menos a esta curta distância. 







Sem comentários:

Enviar um comentário