domingo, 28 de outubro de 2018

Mais uns pontos prá HW50

Já há algum tempo que aqui não vinha simplesmente porque nada de relevante se passou ou fiz e vir só para escrever coisas que nada acrescentam torna o blog desinteressante para mim e para quem o segue ou visita.
Posso não postar nada de novo mas terá sempre de ser algo interessante como julgo ser o caso de uma brincadeira que surgiu assim do nada, brincadeiras que nos últimos tempos têm sido raras devido a passar maior parte do tempo que tenho para atirar a treinar.
Neste momento não tenho a TX a bombar convenientemente, estamos no final da época e na altura de fazer umas experiências como tal uma boa altura para descomprimir com umas brincadeiras.
Bem mas já chega de conversa fiada, já justifiquei a prolongada ausência, vamos então ao que interessa.

O dia de trabalho estava terminado e dei um saltinho ao CTM (Clube de Tiro da Moita), o colega de clube e de treino estava lá como proprietário do espaço e como até estava pouco vento lembrou-se de meter uns alvos de cartão num pinheiro que deve estar sensivelmente a cerca de 75m de distância das improvisadas bancadas de tiro.
Ele com a sua PCP Gamo Coyote apoiada num bipé  e eu com a menina dos meus olhos, a minha querida HW50s apoiada num saco de tiro cheio de arroz, começámos por tentar acertar numa tampinha de garrafa de água e curiosamente ambos acertámos à terceira tentativa o que nos deixou empolgados, foi aí que naturalmente vieram os alvos de cartão. Fizemos um primeiro grupo de 10 tiros com um ventinho a favor, a Coyote fez um grupo de 58mm e a HW50 57mm, ficámos cheios de pica e fomos a uma segunda série onde o vento decidiu dar uma ajudinha e ficar ainda mais soft apesar de ligeiro, desta vez pensámos aumentar o zoom, o Marcos que tinha feito o primeiro grupo com 10x passou para 32X e não 36X como está no alvo, depois de andar às voltas com a torreta de elevação lá começou mais um grupo, eu experimentei 10X mas com o tiro bateu bastante a baixo e tive preguiça de fazer o mesmo que o Marcos decidi manter a mesma magnitude de 6X e sairam uns grupos que nos deixaram todos inchados, pelo menos nós achámos muito bom,  42mm para a Coyote e 44m para a minha menina, os chumbos usados em ambas as armas foi o sempre fiável JSB Exact 8.44gr.
Confeço que não esperava que uma springer de cano articulado com apenas 3,1kg e uma mirazita Hawke 4-12X40 AO desse a réplica que deu a uma PCP o que mais uma vez me deixou surpreso com o cano e com os pozinhos que lhe tenho adicionado aos poucos, fiquei mais contente por saber que a Coyote está regulada e porque o amigo Marcos não é propriamente um mau atirador embora estejamos os dois longe de exímios atiradores, acho que estamos ao mesmo nível sensivelmente e as armas ao que parece também.
Quero salientar que nas fotos de telemóvel as distâncias parecem sempre superiores ao que na realidade são como tal não se deixem enganar, nós tínhamos um alvo a 50m e dali até ao pinheiro ambos avaliámos que seriam sensivelmente 25m, avaliámos porque obviamente não fomos medir.


Estas duas primeiras fotos foram tiradas no dia seguinte porque me esqueci de tirar no próprio dia, a seta indica o pinheiro onde os alvos foram colocados

Estes foram os dois primeiros alvos, o de cima da Coyote e o de baixo da HW50.
Tive ali um erro que não levei em conta visto ser um erro do atirador e não da arma, é que com 6X a esta distância o 4º dot tapava quase toda a parte clara do lado superior direito.

Agora mais ampliado para se verem melhor os grupos de 10 tiros em cada alvo







Sem comentários:

Enviar um comentário