segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Extreme Bench Rest Tuga

Já há algúm tempo que andava para fazer este ensaio mas ainda não tinha tido espaço, tempo, outras armas para comparar, outros calibres e um dia de muito pouco vento. Neste lindo dia de sol quase sem vento e com uma amena temperatura de 20°C foram usadas três armas, duas de cano fixo e uma de cano articulado, no cano fixo uma Weihrauch HW 97k em 5.5 e uma Gamo CFR IGT 4.5, no cano articulado uma Weihrauch HW50s 4.5.
Não quis ser apenas eu a atirar o que podia de alguma forma inquinar os resultados em função do meu estado de espírito e preferência por determinada arma, por isso nada como outro amigo para dar uma  ajudinha e assim adicionar mais credibilidade ao teste.
Se 50m já é uma distância bastante grande para uma carabina de ar comprimido 100m é um exagero mas é um exagero que realça e põe a nu muitas dúvidas e responde a algumas questões que nem sempre estão nem clarificadas na cabeça das pessoas onde eu me incluo
.
O cano fixo é sempre mais preciso que o articulado?

O chumbo 5.5 desvia sempre menos do que 4.5 com a influência do vento?

A magnitude da mira telescópica será decisiva para o sucesso do tiro?

Este teste penso que vai surpreender muita gente e se a uns vai esclarecer dúvidas, a outros irá certamente acentua-las, a mim cocretamente não me surpreendeu porque não tinha antes do teste resposta para a perguntas e por isso as procurei.
Obviamente que não é este teste realizado apenas uma vez que vai dar certezas absolutas mas para quem pensava tal como o Marcos, meu amigo e companheiro de teste que o cano fixo é sempre mais preciso que o cano articulado ou para mim que pensava que o calibre 5.5 por transportar mais energia resiste melhor ao vento, fica pelo menos a certeza de que não é bem assim ou, nem sempre será assim.

Curioso também foi perceber que pequenas diferenças de magnitude nos aparelhos de pontaria não são determinantes para o sucesso do tiro e por falar em magnitudes que o que mais me espantou foi que com 50X também significa que se veja melhor do que com 24X. Não não estou a falar de 50X baratos e 24X caros e com muita qualidade, estou a falar de uma big Nikko com 50 aumentos e de uma Hawke de 24X que custa um pouco menos de um terço da japonesa. Não sei se foi do ângulo do Sol ou por uma outra razão qualquer mas o facto que não foi constatado apenas por mim é que a 100m com a big Nikko com lente de 60mm e zoom no máximo não foi passível a três pessoas ver os pontos de impacto numa superfície branca e a Hawke Varmint com metade da magnitude e com lente de 44mm permitiu ver perfeitamente os furos, esta foi sem dúvida a minha grande surpresa do dia (é como diz o outro, estamos sempre a aprender).
Passemos então às habituais fotos e espero que gostem, espero também que não fiquem com água na boca é que realmente foi um belo dia de balázios.


As armas


Um atirador


Atirador com assistencia, lol


Outro atirador


O gajo a aplicar-se


A equipa depois de muito esforço


Continuávamos a restabelecer as energias 


As energias quase prontas a entrar nos atiradores


Finalmente os grupos que aconteceram antes da reposição das energias


Gamo CRF IGT 4,5 18j, 10 tiros (apenas aparecem 6 os outros eram demasiado timidos)
Chumbo JSB Cometa Exact 4,52 0.547g/8.44gr
Mira Hawke 3-9X50 AO atirou com 9X
A tirador A
Grupo 34 cm


Gamo CRF IGT 4,5
Atirador B
Grupo 36 cm


Weihrauch HW50s 4,5 15j, 10 tiros
Chumbo JSB Cometa Express 4,52 0.510g/7.87gr
Mira Hawke Varmint 6-24X44 SF atirou com 6X
Atirador A
Grupo 27 cm


Weihrauch HW50s 4,5
Atirador B
Grupo 14 cm
(Não sei se contei mal os chumbos ou se mandei um balázio prás couves, acho que deve ter sido mais a segunda hipótese)


Weihrauch HW97 k 5,5 21j, 10 tiros
Chumbo JSB Exact Jumbo 5,52 1.030g/15.89gr
Mira Leapers 4-16X40 AO atirou com 12X
Atirador A
Grupo 17 cm


Weihrauch HW97 k 5,5
Atirador B
Grupo 22 cm

4 comentários:

  1. 100 metros é muito metro para os "chumbinho a".Muito bem. Bom teste e parabéns pela pontaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é realmente uma grande distância que serve apenas para ter uma noção da precisão destas armas.

      Eliminar