quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Feinwerkbau 300s 12 Joules Parte l

Há muito tempo que andava com a curiosidade de ver o que vale a Fein. com um pouco mais de power, depois de umas pesquisas e de falar com pessoal entendido vim a saber que 12j é o limite de potência em que a arma não perde precisão nem danifica componentes.
Pus mãos à obra e lá meti a Fein. com os tais 12j. A primeira impressão não foi agradável visto estar habituado a uma alavanca que necessitava de pouco esforço para armar e com o acréscimo de 4j o esforço passou para o dobro, a pancada no fundo da câmara também passou a ser um pouco violenta, não penso deixar a arma assim por muito tempo, brevemente vai voltar para a potência original.
Feita a alteração nem foi preciso experimentar muitos chumbos, os JSB Express 4.52 agruparam logo bem a 18m depois foi só experimentar também os JSB RS com os quais também atirou muito bem.
Para este teste juntei a HW50 para ter um termo de comparação ao atirar com o mesmo chumbo aos mesmos 35m e desta forma satisfazer mais uma curiosidade ao comparando-as.
A 50 não estava ao seu melhor porque durante a semana quis melhora-la um pouco com um piston guiado, o problema é que ela não gostou e não vou agora esmiuçar o porquê, como tal tive de voltar à primeira fórmula e fazer o relube que ainda não tinha acamado quando fiz este teste.
Muitos até poderão dizer e bem que é uma comparação estúpida por serem armas que nada têm a ver uma com a outra, uma é cano fixo a outra não, uma tem sistema recoiless a outra não, uma pesa sem mira 4.2kg a outra menos 1.1kg.
Ok, são armas incomparáveis, vamos agora ver se fazem resultados muito diferentes.
Como disse anteriormente os alvos foram colocados a 35m e em ambos os casos os tiros foram feitos com a ajuda de miras telescópicas da mesma marca e com a mesma magnitude de 12X por ser o máximo que a Hawke Vantage 4-12X40 AO permite, na HW50 estava montada a que normalmente está, uma também Hawke Varmint 6-24X44 SF.
Para concluir quero dizer que não gosto de comparar armas com uma pessoa apenas a dispara-las, principalmente porque como tenho dito algumas vezes, a HW50 é de longe a minha arma preferida o que podia levar a aplicar-me mais com ela, por isso e porque é sempre melhor atirar na companhia de amigos, contei mais uma vez com a preciosa ajuda do Marcos.
Decidimos atirar sempre ao centro do alvo embora nenhuma estivesse perfeitamente zerada para a distância do alvo nem exatamente zerada em deriva mas como para o caso o que contava era o tamanho dos grupos decidi para agilizar a coisa zerar melhor a 50 depois do teste e esquecer o zero da Fein. uma vez que não vai ficar com esta configuração de mola. Atiramos ao centro sem qualquer tipo de preocupação com o vento e assim tentar perceber também até que ponto a diferença de potência poderia sofrer a influência do vento, nos alvos optei por medir o tamanho total do grupo desde a periferia dos tiros mais afastados e medir também a concentração do grupo excluindo os flyers por ser esta a medida que realmente importa para avaliar estas duas armas.
Vamos lá às fotos então para despachar isto, as conclusões ficam para os leitores tirarem e dizerem-me se quiserem o que acham.

Primeiros testes para escolher chumbo

Os atiradores


Os resultados






A HW50 à esquerda e a Fein. à direita

Sem comentários:

Enviar um comentário