terça-feira, 11 de julho de 2017

JSB Exact 8,44 VS AA Diabolo Field 8,44





Já há algum tempo que tinha pensado em comparar estes dois chumbos visto serem em tudo idênticos excepto no preço mas nunca me lembrava de comprar os chumbos Air Arms e o comparativo lá continuava na gaveta, até que me lembrei e pronto, mãos à obra, para esta espécie de tira teimas, três excelentes armas para atirar a uma distância com pouca influencia do vento, 18 metros, excepto no caso da velhinha Feinwerkbau 300 com os seus 8J, cerca de metade da potência das outras duas, a Air Arms TX200 e a Weihrauch HW50 com cerca de 15J cada uma.
Curiosamente nenhuma das três tem preferência por este chumbo, a Fein. gosta mais do JSB RS com 7,33 gr, as outras duas preferem o JSB Express com 7,87 gr só que como o Exact na arma inglesa me parece comportar-se melhor a longas distancias decidi fazer este teste para saber que chumbo hei-de comprar para a próxima época.    
Obviamente que os canos é que escolhem o projétil não me canso de repetir isto, como tal estes resultados não se aplicam a todas as armas, nem mesmo as destes mesmos modelos e até pode ser que outros lotes destes mesmos chumbos possam ter resultados diferentes nestas mesmas armas contudo aqui ficam as fotos, cada um que tire as suas conclusões.
Não me surpreendeu nada que a esta distância a velhota tivesse puxado dos galões com grupos verdadeiramente impressionantes e que a HW50 mais uma vez me tenha mostrado o porquê de ser a minha favorita, tão pequena e tão leve e faz o que se pode ver, dá cartas até mesmo à TX.
Neste comparativo os grupos foram medidos desde a periferia de cada um dos furos mais distantes e feitos com as armas apoiadas apenas num saco de arroz, cinco tiros para cada pinta em que obviamente não pretendia acertar para não perder a referência, também não quis fazer apenas um grupo com cada um dos projéteis porque se por acaso não corresse bem fica comprometido o resultado final, apesar do pouco vento que se fazia sentir era bom que a mesma arma atirasse com o mesmo chumbo durante o tempo suficiente em que o vento se fazia sentir com diferentes intensidades.  
No fundo a minha intenção foi saber se vale a pena ou não pagar mais pelos Air Arms. Acho que neste caso concreto não, no entanto com outros lotes de chumbo até pode ser diferente embora não acredite em diferenças significativas.

Grupos da Air Arms TX200

Grupos da Weihrauch HW50s

Grupos da Feinwerkbau 300s


  


4 comentários:

  1. Podias fazer o mesmo mas às cegas. Sem saber que chumbo era... e ver se encontravas diferenças... e no fim vias qual a marca...
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso excelente ideia tipo nos vinhos as provas cegas, é certo que precisava de alguém comigo para no final me dizer com qual dos dois tinha atirado.
      Fica a ideia, obrigado.

      Eliminar
  2. Acho muito interessantes estes comparativos, usando-os muitas vezes como inspiração para projetos semelhantes mas menos científicos. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá, isto um gajo anda sempre à procura do melhor, por vezes temos surpresas.

      Eliminar