quinta-feira, 30 de março de 2017

História da BSA

O último post foi sobre uma marca do Reino Unido e já que estamos em terras de Sua Magestade por cá vamos continuar e falar um pouco sobre a história da BSA - Birmingham Small Arms Company Limited.
A empresa foi fundada a 7 de junho de 1861 na cidade de Birmingham obviamente e nasceu como fábrica de armas de fogo e para fazer frente à mesma indústria já mecanizada da cidade de Enfield.
Em Birmingham havia na altura excelentes mestres armeiros e foi devido à associação de 14 destes mestres que foi possível adquirir um terreno com cerca de 10 hectares onde se construi a fábrica e uma estrada até ela que ainda hoje tem o nome que lhe foi atribuído na altura, Armory Road, o primeiro presidente da marca foi J D Goodman até 1900, não demorou muito para que a BSA começasse a crescer a olhos vistos, os conflitos políticos na Europa encarregaram-se de dar a ajuda necessária, as encomendas começaram a suceder-ser em catadupa e a empresa cresceu de tal forma que rapidamente alargou a atividade a vários ramos da metalurgia, desde o fabrico de chássis para automóveis através da Daimler, construiu máquinas e ferramentas, bicicletas, motos, neste caso não só as BSA mas também adquirindo outras marcas como a Ariel, Norton, Sumbeam, Villiers e até a Triumph, chegou mesmo a possuir uma fundição e talvez daí tenha retirado os ensinamentos para produzir canos de altíssima qualidade.
No final da Primeira Guerra Mundial a BSA era o maior construtor europeu de armas de fogo ligeiras e uma das mais importantes marcas do UK.
A marca passou no entanto por muitos altos e baixos, um pouco ao sabor dos conflitos bélicos existentes na Europa na primeira metade do século passado, ora exportando, ora contribuindo arduamente para o esforço de guerra sendo a marca que mais contribuio no fabrico de carabinas e metralhadoras para a coroa britânica.
A BSA tem uma história enorme devido sobretudo à dimensão que conseguiu alcançar, obviamente que aqui apenas nos interessam as armas de ar comprimido e não vale a pena falar dos outros tipos de indústrias da marca, no entanto devido ao pouco peso que as armas de ar comprimido tiveram na BSA não é fácil encontrar informação pelo que vou limitar-me a mostrar algumas armas da marca, no entanto como é sabido a Gamo adquiriu os direitos de fabrico das armas de ar comprimido em 1986 mantendo a produção em Armory Road e logo cinco anos após fabricou a primeira arma de ar de repetição, a Goldstar, em 2002 a BSA assume a distribuição da Gamo no Reino Unido.
Neste momento a BSA não é certamente no ar comprimido uma marca de top embora continue a fabricar armas e canos de boa qualidade, a R10 será hoje em dia o expoente máximo da marca.



1905 começou a fabricar o Mod. B com patente de Lincoln Jeffrey, uma carabina de mola de cano fixo underlever que dispara esferas calibre 4,5 e 5,5


Com ajuste de gatilho

 Sistema de mira aberta

Ou Sistema de dióptro

 A Airsporter

 Cano Fixo com alavanca por baixo da ação

A Goldstar 

E o seu sistema de magazine


A Ponta de lança da marca nos dias de hoje, a PCP R10











Sem comentários:

Enviar um comentário