quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

História da Feinwerkbau

Ao fazer o comparativo do último post é impossível não pensar na riqueza histórica destas duas marcas alemãs que infelizmente por razões também elas históricas levaram este país a especializar-se entre muitas outras coisas na produção de armas de ar comprimido.
Vejamos então em primeiro lugar o porquê da Alemanha ser o país onde nasceram as melhores armas de ar comprimido e quando falo de ar comprimido não estou a falar das primeiras obviamente, essas nasceram na selva, onde se disparavam dardos soprando-os dentro de tubos derivados de plantas, as armas de ar comprimido com a forma de carabina ou pistola já aqui falei há uns tempos, segundo sei a primeira foi mesmo uma PCP com o nome do seu inventor italiano Girandoni, já lá vão alguns secúlos. As armas de ar comprimido a que me estou a referir concretamente são as mais usuais, as de mola, as que mais gosto e as que melhor conheço, são estas as que nasceram num país impedido de fabricar armas de fogo a seguir à segunda guerra mundial e sendo a Alemanha um pais altamente desenvolvido tecnologicamente obviamente que não deixou de inventar, reinventar e desenvolver produtos da mais alta qualidade, claro está que um país acabado de sair de uma grande guerra não se esquece das armas e se não pode construir as de fogo então que se desenvolvam e construam as de ar comprimido.
Marcas como Diana, Weihrauch, Walther, Feinwerkbau e Anschutz são apenas alguns dos exemplos das de mais elevada qualidade e dos contrutores mais consagrados mundialmente, outras marcas de grande qualidade nasceram também no Reino Unido como sejam a BSA e a Webley mas não com o requinte tecnológico das alemãs, marcas como a Air Arms criaram armas com a base mecânica da Weihrauch HW77 embora desenvolvida e muito bem.

Agora que já dei um lamiré do porquê das melhores armas de ar comprimido terem surgido na Alemanha, vou então falar um bocadinho da Feinwerkbau, até porque também não conheço assim tanto da marca para vir aqui dar uma grande palestra.
A Feinwerkbau foi fundada na Alemanha em Oberndorf no ano de 1949 por Karl Westinger e Ernest Altenburger ambos antigos funcionários da Mauser onde o primeiro tinha sido um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da pistola Mauser C96, na decada de 50 a possibilidade de produzir armas de fogo na Alemanha não era equacionável, a empresa direcionou-se para a produção de peças mecânicas e maquinas (calculadoras eletromecânicas) e só no final da década de 50 se voltaram para a construção de uma carabina de ar comprimido de excelência surgindo então em 1963 a LG150 nome de código e dois anos mais tarde a primeira pistola, tanto uma como a outra foram direcionadas para o mundo do desporto ou seja, eram e são ainda hoje armas de tiro ao alvo e não de caça, filosofia que se mantém até aos nossos dias mas agora já com armas de fogo no catálogo embora sendo apenas no pequeno calibre .22LR. O desenvolvimento da FWB150 que muitas medalhas importantes conquistou deu origem à FWB300s um ícone da história mundial nas carabinas de cano fixo para a prática do tiro em papel a 10m o que levou Robert Beeman, importador da Weihrauch para os EUA a dizer que a FWB300s é a única arma não Beeman que gostaria de ter se de repente fosse forçado a escolher apenas algumas armas da sua colecção, os outros modelos seriam o R1, o R7 e o P1.
Obviamente que a história da marca não termina neste modelo, a marca tem no seu catálogo muitas outras referências em PCP inclusive e que veremos de seguida em algumas fotos.

Espero que tenham gostado e se gostaram não se esqueçam de dar um joinha e subscrever o nosso canal. Se fosse um video do Youtube seria assim que terminava mas como é o meu bloge e não vivo obsecado com o número de visualizações ou likes espero apenas que quem venha a ler este texto fique um pouco mais rico culturalmente, eu pelo menos fiquei e estou a pensar fazer o mesmo em relação a outras marcas deste tipo de armas.

Ficam as habituais fotos de alguns dos modelos miticos da marca.



Feinwerkbau 65

 Feinwerkbau 110

 Feinwerkbau 124

 Feinwerkbau 300s Universal

 Feinwerkbau 601

Feinwerkbau 800

Agora em fogo .22LR
Feinwerkbau AW 93

Feinwerkbau 2700 .22LR



Para quem quiser conhecer melhor todos os modelos da marca fica o Link
Catálogo da marca





   

4 comentários:

  1. Mais um excelente artigo. Parabéns!

    Não conhecia quase nada da história da marca. Achei interessante a ligação que um dos fundadores tinha com o desenvolvimento da Mauser C96.

    ResponderEliminar
  2. Como disse, a seguir à segunda guerra mundial, os construtores de armas que ficaram proibidos de construir armas de fogo voltaram-se para as de ar comprimido, o caso da Feinwerkbau é um pouco diferente porque nem era uma marca de exclusivamente de armas de fogo.

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma 65 emperrada e não acho quem consertar. Alguém me ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sei de que zona de Portugal é nem qual é o problema da arma mas penso que consigo reparar a arma e se estiver alguma coisa partida também tenho forma de reconstruir a peça.
      Pode enviar o seu contacto por esta via que não será publicado e de seguida entrarei em contacto consigo.

      Eliminar