quarta-feira, 29 de junho de 2016

Porque se devem abrir as armas antes do primeiro tiro?

Como todos sabemos as armas são na sua maioria fabricadas em aço, o aço é um metal que oxida facilmente levando a um menor desempenho das mesmas como tal nada como estarem bem lubrificadinhas, esta é uma verdade de la palice.
Bem lubrificadas não significa demasiado lubrificadas nem com qualquer lubrificante, as massas têm características próprias que podem ser aplicadas de acordo com o componente da arma ou seja a massa que serve para lubrificar o piston e o seal, não tem de ser a mesma que lubrifica a mola por exemplo, para o seal do piston deve usar-se uma que resista a altas temperaturas para que se uma pequena parte passar para a câmara de compressão não provoque o tão indesejado efeito dieseling levando a um desgaste prematuro deste componente queimando-o e consequentemente levando á perda de potência, tiros com velocidades diferentes é o efeito imediato e que forçosamente vai alterar a curva balística, no lado da mola este fenómeno não acontece, logo o que se deseja é uma massa de alta aderência para que quando se dá o choque do piston no fundo da câmara esta não salte da mola e salpique todo o interior da ação, sujando aquilo tudo. 
A correta lubrificação é algo a que nem todos dão a devida importância e na maioria dos casos quando se compra uma arma de ar comprimido a primeira preocupação é regular os aparelhos de mira para dar ao gatilho.
Então mas se arma é nova porque é que nos devemos preocupar?
Simples, os fabricantes mesmo os que fabricam armas de marcas mais caras e de maior qualidade talvez para baixar custos de produção não perdem tempo nem dinheiro a lubrificar com as massas adequadas nem de forma correta, limitam-se a despejar massa consistente lá pra dentro e pronto, no interior do cano fazem o mesmo não com massas mas com óleo o que também não se deve fazer.
Até compreendo que as armas venham com óleo no interior do cano, nunca se sabe quanto tempo vão estar em armazém até chegarem ao dono, já a qualidade e quantidade de massa nos componentes é que me choca, depois dá no que veremos nas fotos que se seguem, aquilo fica uma verdadeira javardisse no interior ao fim de meia dúzia de tiros.
Meus amigos, quando comprarem uma arma, seja ela usada ou nova façam ou mandem fazer uma correta lubrificação, não só vão acertar mais como vão também poupar dinheiro e manter a potencia durante mais tempo e mais constante.
Para demonstrar esta lenga lenga toda que aqui tenho estado a despejar mostro dois exemplos que recentemente passaram pela minha bancada de sapateiro, duas excelentes armas que muitos usam para provas de ccart, uma Weihrauch HW35 e uma Slávia 631 que embora tenha acabamentos um pouco mais modestos que a germânica não deixa de ser uma das melhores armas de ar comprimido.
Weihrauch HW35

Limpeza da câmara de compressão

 Estado em que se encontrava o pistom

Mola antes do polimento

 Mola depois de polida onde se nota já algum empeno

 Piston depois de polido

 Vedante depois de pimpo

 A Slávia

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2 comentários:

  1. Acho que conheço estas armas de qualquer lado... Aproveito para voltar a agradecer por mais um excelente trabalho.

    Percebo perfeitamente o teu post e concordo em absoluto com o que dizes. Parabéns pelo excelente post.

    Claro que apesar de concordar contigo sou absolutamente incapaz de receber uma arma nova (pelo menos para mim) e não a disparar o mais rápidamente possível. Nem após uma dose industrial de calmantes conseguiria receber uma arma, desmontá-la e lubrificá-la antes de a disparar.

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  2. Quando eras puto não te podiam deixar sozinho ao pé de doces.

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