segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Weihrauch HW55

 


A bela Weihrauch HW55




Duas imagens de marca das HW55


Primeiros 5 tiros de miras abertas com a arma apoiada num saco de arroz só para experimentar. O resultado mostra bem o estado em que está a minha vista ou então o meu maldito jeito.


Há muito tempo que andava para meter as garras numa arma destas, até porque é dos poucos modelos da marca alemã que eu ainda não tinha experimentado, como tenho um projeto em projeto, lá arranjei maneira de encontrar uma 55 e dar-lhe um novo lar.

Muito tinha já lido sobre este modelo, a vontade de a experimentar era mais que muita, li algumas coisas que afinal não são bem como dizem, pelo menos nesta e na configuração em que esta se apresenta (sem truques excepto o muzzle). Uma das coisas que li e que mais me chamou à atenção foi numa pagina qualquer de airguns no FB, onde lhe chamaram "recoiless". Ora bem, sendo este modelo de mola e que eu saiba sem nenhum mecanismo de antirecuo, fiquei a pensar naquilo. De facto não se pode dizer que que esta seja uma recoiless mas não me admira nada que com uns pozinhos lá dentro e um pouco de peso extra, não se torne sim, numa quase recoiless, ainda assim a meu ver, só com muito boa vontade o poderemos dizer.

Nos primeiros tiros que fiz com ela apontada a um alvo, fi-lo apoiada num saco de arroz e de mira aberta, como já aqui disse várias vezes, a minha vista já não está grande coisas pra estas aventuras, nem eu sou sequer um atirador que possa fazer bons resultados atirando de pé, no entanto fiquei contente com o resultado já que esta arma tem uma coronha que a mim me parece ser faia o que não lhe acrescenta muito peso e como já disse anteriormente, senti algum recuo logo, não fiquei à espera de fazer um furinho de 4,5mm num grupo de 5 tiros pelos motivos que acabei de dizer. Fiz um grupo idêntico ao que faria com a HW50 o que só por si já foi bastante bom.



A 55 com uma Hawke 2-7X32 AO com um retículo um pouco grosso que não facilita muito a precisão da arma, no entanto sempre me facilita a mim que já tenho a minha vista bastante longe dos 100%


Embora eu não conheça bem este modelo, na primeira vez que basculei o cano, achei que havia ali qualquer coisa que não estava bem, ao destrancar o cano, este quebrava logo, depois ao fechar, senti que estava algo presa no momento da união o que não fazia sentido algum, após os primeiros tiros também percebi que o maravilhoso gatilho teria de ser alvo de afinação, 1° estágio um pouco longo e o segundo um pouco pesado no momento de quebrar. Como disse, não tenho experiência com este modelo mas ainda me lembro das HW35 que já experimentei, ali tudo é harmonioso, como tal, aqui não pode ser diferente.

Com tudo isto, resolvi em primeiro lugar, fazer alguns grupos antes de mexer no que quer que fosse, meti uma mira telescópica em cima para retirar o erro da minha vista e não só, esperimentei alguns chumbos match, nada de topo e uns round nose JSB RS. Com os match a coisa correu como seria de esperar, a mira, uma Hawke 2-7X32 AO, não tem um retículo particularmente fino, o paralaxe também não é propriamente dos melhores, daí que tenha feito uns grupos quase idênticos ao primeiro que fiz de mira aberta, já com o RS, filha da puta de grupo, até me passei, nem quis repetir só para poder curtir o momento, Ok, também sei que os JSB RS não cortam o papel como os chumbos Match, ainda assim é um excelente grupo.





Julgo que agora é virem os óculos para o atirador, para poder tirar o devido partido desta grande arma e usá-la como deve ser usada.

Fica o registo para a posteridade, mais tarde e com uma revisão feita, voltarei a este post para publicar e comparar resultados com uns chumbos melhores, neste momento e sem abrir, penso que não vale a pela testes muito exaustivos.

Para terminar, fica um comparativo após a limpeza dos canos com  a também ela maravilhosa FWB300, com chumbos de treino, com as armas apoiadas e com miras telescópicas. O RWS Diabolo Basic não é o chumbo de treino que a Fein. mais gosta mas quis comparar com o chumbo que talvez a maioria dos atiradores de 10m usa para treinar. O resultado talvez surpreenda muita gente.


Parece-me uma bonita foto de duas armas que ficam muito bem na companhia uma da outra.





No verso de dois dos alvos somei os tamanhos dos grupos e sim, é verdade, a 55 ganhou à 300 mas não é menos verdade que usando a giria popular do futebol para fazer uma analogia, já muita vez, equipas de escalões secundários ganharam às equipas dos escalões principais, não é por isso que os ganharam fossem melhores que os que perderam.


Até à próxima companheiros de balázios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário