quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Hoje vai ser com as minhas mal amadas armas curtas.

 


Já muitos me ouviram dizer que não sou propriamente um amante de armas curtas o que não quer dizer que as deteste ou que lhes tenha algum tipo de aversão, no entanto confesso que na minha opinião são otimas armas para umas brincadeiras no quintal e em família, claro que para quem gosta e as leva mais a sério ou melhor, para quem gosta e tem algum jeito com elas o que não é o meu caso, chega mesmo a praticar tiro de precisão e felizmente, muitos até conseguem a 10m fazer com elas, melhor que que com uma carabina. 


O dia estava quente e o meu fiel escudeiro estava à sombra "um tanto" indiferente ao que eu estava a fazer


Estas armas tem para mim dois grandes problemas, o primeiro é a muito menor precisão quando comparadas com as carabinas, e precisão é uma coisa de que gosto muito, digamos que me faz nervos que eu tenha de se ser um gajo bom para conseguir acertar em algo do tamanho de um prato de sopa a 25m, em  segundo é serem armas para atirar de mira aberta onde eu também estou muito longe de conseguir fazer algo de que me possa orgulhar, até posso por sorte fazer um bom tiro mas se o fizer deve-se ao que disse, sorte, pura sorte. Pronto, é isto, aqui ficou a justificação para hoje aparecerem umas pistolas e não as habituais espingardas.

Antes de apresentar os pistolões aqui estão as velocidades de cada um, não sei bem quanto pesam as esferas mas será sempre algo entre 0,36g e 0,40g, já os chumbos são de excelente qualidade e para pistola, pesando 0,45g e contas feitas temos:

Artemis 4,99J

Dan Wesson 2,73J

CZ75 2,40J


As armas que trago hoje têm apenas em comum o facto de todas elas serem cal. 4,5 e de CO2 o que as impede de fazerem tiros a velocidades constantes logo, estão muito longe das armas de desporto não deixando no entanto de ter diferentes pedigree se é que se pode falar de pedigree em armas destes preços o que também fica bem patente nos alvos que vos vou mostrar. Passo então a apresentar cada uma das três, quero no entanto dizer que com qualquer uma delas se podem passar bons momentos.

Começo pela ordem que vem na foto que abre o post avisando desde já que não vou entrar em detalhes muito técnicos já que como disse no início, não sou propriamente amante ou conhecedor deste tipo de armas, como tal enquanto leigo, vou apenas abordar as características óbvias na ótica do atirador lúdico. Começo então pela Artemis CP1-m, estamos na presença de uma arma chinesa, não só por ser construída na China mas também porque a marca é ela também chinesa, com esta arma pretende-se uma iniciação ao tiro desportivo, a coronha é em madeira e como se pode ver pelas fotos com um formato pouco convencional, mais parecido, embora longe das pistolas de desporto, o cano tem de se considerar longo, não é muito frequente que pistolas ou revolveres tenham canos de 8" polegadas e esta têm, das três é também a única com ferrolho que tem de se puxar a cada tiro que se pretende efetuar ou seja, tem um gatilho que só atua em ação simples o que permite menor peso e menor curso ajudando bastante na precisão da arma, já que falo no gatilho, este é um item que já não se encontra de origem, não resisti e dei-lhe uma beneficiação sendo neste momento o melhor dos três aqui apresentados.


As imagens da Artemis e o magazine 




Aqui em modo monotiro



Passemos então ao revolver ASG Dan Wesson, marca dinamarquesa mas fabricado em Taiwan, tal como a Artemis, também este revolver foi construído para disparar chumbos diabolo, curioso o realismo de ter de se introduzir o chumbo num invólucro que se assemelha a uma bala de fogo. Por ser um revolver podemos sempre disparar em ação dupla ou simples, para os que sabem ainda menos que eu, ação dupla é quando ao puxar o gatilho se arma o cão numa primeira ação ou estágio, seguidamente num segundo estágio o cão é libertado efectuando então o dispáro. O Dan Wesson ainda que com um cano mais curto que a Artemis continua a ter um cano de dimensões generosas, 6" polegadas que associadas às estrias e ao tipo de projéctil que permite disparar, agrega também ele uma razoável precisão, devo dizer que para além da precisão, é uma arma bem construída, sólida e com um look bastante apelativo já que se assemelha bastante a um bom revolver de inox S&W 357 Magnum. Como não existe "bela sem senão" acho que o realismo de introduzir os chumbos nas imitações de balas dificultam um pouco o processo de municiar a arma mas também tem a vantagem de sair mais barato atirar com ele, é que ninguém me dá os chumbos ou as botijas de CO2. O outro "senão" é a coronha em polímero, é aqui que se encontra a botija de CO2 que bem podia ter um fecho um pouco mais sólido evitando que se sinta sempre uma ligeira folga ao empunhar a arma, já quanto ao tambor de 6 "balas" considero que está muito bem construído, não apresentado qualquer tipo de folga tendo mesmo um som que é música para os meus ouvidos, som próximo de um revolver real quando este roda para alinhar a munição com o cano, quando puxo o cão parece que estou a ouvir o Colt .45 (Pacemaker) do John Wayne.

As imagens do Dan Wesson




A imitação de bala



Depois de desenroscar a ponta negra, o chumbo é introduzido nesta mesma ponta e enroscada novamente 



O tambor com as balas desmoniciadas



O acesso ao local onde se introduz a botija de 12g de CO2



Por último vem a pistola ASG CZ75 P07, a única que dispára esferas,  esta CZ75 é uma réplica da verdadeira CZ75 mas de CO2 como já disse, esta é uma arma com blowback ou seja, após o dispáro a corrediça recua armando o cão o que a torna numa arma semi automática de ação simples, tal como a original de fogo, fazendo dela uma arma muito realista, para além de ser a menos precisa devido aos projécteis (esferas), é também a menos potente no entanto, para mim, a mais divertida e mais gastadora de botijas e munições, ficam já aquelas que são para mim as principais virtudes e defeitos desta arma o que me leva a achar sem testar que pistola ideal será algo como a ASG CZ75 P-09 ou uma outra marca ou modelo similar, que tenha um cano um pouco maior, dispára chumbos diabolo e um magazine com bastante capacidade e também não muito difícil de moniciar. Não contei ainda a quantidade de tiros que uma botija consegue fazer mas se fizer qualquer coisa em torno de 60 tiros e faz a pesar de como disse não ter contado, é algo bastante aceitável. Mais factos positivos têm a ver com a perigosidade desta arma ser muito reduzida já que a energia se fica por pouco mais de 2J e também tal como numa pistola real, após ser disparado o último projéctil,  a corrediça fica a trás o que faz desta pistola uma réplica muito realista mas pouco perigosa sendo a arma ideal para atirar a latas de conserva ou garrafas de iogurte a distâncias até 10/15m. 


As imagens da CZ75 P-07






É possível ver algumas esferas disparadas a 20m que apenas trespassaram duas placas de cartão, a primeira placa é de uma caixa de corn flakes e a segunda placa um dos lados da caixa de cerveja que se vê na foto

P.s. O único diabolo que se vê foi um que após atravessar os dois cartões,  bateu na pedra que serviu de peso para caixa não voar com o vento

O ensaio já vai longo, penso estar dito o que de mais relevante encontrei nestas três pistolas, mais poderia dizer se este fosse um tipo de arma que eu dominasse bem, como tal e porque estas são armas de puro recreio, fico por aqui o que dá para que se tenha uma ideia do que se esperar quando se pretende comprar uma pistola para brincar no quintal.


Importa referir que as botijas que usei eram todas da mesma marca, foram todas colocadas antes do ensaio e os primeiros 11 tiros de cada arma serviram para a medição da velocidade, apenas disparei nas três o primeiro tiro para o chão, os chumbos usados foram os mesmo na Artemis e no Dan Wesson.


O primeiro alvo está a 10m, mais a trás está uma caixa de cerveja a 20m, ao lado o meu escudeiro Pipo a controlar tudo para que nada falhasse



Não se vê muito bem a fita vermelha e branca mas estava um ventinho que amenizava um pouco a temperatura



Todos os tiros, foram efetuados com as armas apoiadas num saco de arroz por forma a tentar esconder o meu mau jeito




Espero que gostem e que fiquem com uma ideia do que valem estes brinquedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário