sexta-feira, 5 de junho de 2020

Uma espécie de Bell Target

O Bell Target é uma modalidade de tiro que em Inglaterra se pratica nos pubs mas que começou a praticar-se há mais de 100 anos nos bares de Birmimgjam basicamente é disparar com uma pressão de ar a uma distância de 6m do alvo, alvo esse que tem um furo de 9.5mm pelo qual temos de fazer passar o nosso chumbo por forma a tocar uma campainha que se encontea no outro lado do furo no interior de uma caixa.
Acho uma coisa bem fixe para mandar uns Balazios com os amigos enquanto se despejam umas jolas ou melhor, mandar uns balazios e despejar as jolas depois.
Já sabem que não gosto nada de bricolage  por isso há que tempos que andava para fazer um Bell Target mas não arranjava campainhas porque o Covid fechou as lojas todas e como não tinha chapa de ferro para fazer a frente do alvo nem capainha a coisa foi passando.
Finalmente hoje foi o dia, arranjaram-me chapa de 3mm que é mais que suficiente, acho que nem .22 lr passa por aquilo quanto mais 8 Joules em .177 e consegui também arranja uma campainha do tipo das receções de hotel, assim sendo resolvi meter mãos à obra, madeira para a caixa não me falta, o contraplacado é um bocado rafeiro porque foi aproveitado de uma palete que não era de ripas mas sim com um estrado do tal contraplacado manhoso mas que serve bem para o efeito.
Não fiz uma réplica exata do que se faz atualmente em Inglaterra, fiz uma coisa que me parece mais prática para tirar os chumbos que entram na caixa através do furo e o diâmetro deste também não é bem o mesmo, fiz um furo de 10mm, com mais 0.5mm do que mandam as regras mas não se pense que a coisa fica mais fácil, não é que eu seja muito bom nisto, bem pelo contrário mas como tenho atirado a 10m, vai ser assim que vou continuar, se algum amigo achar que deve atirar a 6m então atiramos a 6m mas enquanto for apenas eu, será como eu quiser e não tenho medo de ninguém.
Vamos então às fotos, se quiserem façam um também.



Serra de bancada pequenita mas serve para esta coisas

O material e ferramentas não é muito, madeira, berbequim, brocas, escalas, chapa de aço e a tal campainha
falta o serrote que no meu caso foi com serra eletrica de disco

A caixa com a campainha ao fundo e um bocado de chapa de aço onde o chumbo vai acertar ao passar pelo furo

O Alvo já prontinho

Como não fiquei satisfeito com um,
fiz dois

Aqui fica o coiso na parede






Sem comentários:

Enviar um comentário