segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Preconceito com armas nas mãos das crianças







Há já muito tempo que se ouve dizer que as crianças não podem brincar com armas sob pena de se tornarem adultos violentos com instintos assassinos.
Se assim é, não deixem o vosso filho brincar com bonecas ou a vossa filha brincar com carrinhos sob pena de o menino se vir a tornar gayzolas ou a menina vir a ser eletricista auto em vez de médica.
Esta conversa ou melhor, este texto é dirigido aos pais para quem é impensável ver os filhos enquanto crianças praticar tiro desportivo mas que os deixam jogar jogos de consola onde se matam pessoas só porque sim, jogos do tipo GTA parece que não provocam danos mentais nas crianças, eu sinceramente acho que não, ok posso estar enganado mas admito mais facilmente estar enganado quanto aos jogos de consola, todos nós sabemos que putos que brincam com bonecas têm pico a azedo e nunca lhe irá nascer barba na cara.
Não sou alguém que possa vir aqui dar lições a quem quer que seja sobre como educar os filhos, eu apenas tenho a convicção de que nenhum destes entretenimentos transforma as crianças em adultos violentos, para mim os progenitores são os exemplos que as crianças vão seguir quando forem adultos e adultos violentos são na sua grande maioria filhos de pais violentos mas isto é o que eu penso sem ter certezas absolutas.
Uma coisa é certa, os melhores atletas do mundo são aqueles que em muitos casos começaram em criança a praticar o desporto em que acabaram por se destacar.
Que fique bem claro desde já que quando falo de tiro desportivo refiro-me ao tiro com ar comprimido, obviamente que este tiro também tem riscos associados embora muito reduzidos mas há que aprender a manusear as armas com toda a segurança sejam as armas de que tipo forem, se estas são as menos perigosas será por estas que se deve começar, os pilotos de F1 também começaram por guiar karts antes de andar na F1.
A minha teoria não me leva a pensar que este desporto seja melhor que os outros mas tenho a certeza absoluta que este, tal como qualquer outro e devido às suas rígidas regras de segurança vai adicionar mais responsabilidade e poder de concentração não só às crianças mas também aos adultos, vai promover a socialização e não pensem que não requer atividade física, óbviamente que não é obrigatório correr maratonas ou pedalar centenas de kms para praticar este desporto mas se o fizerem vão de certeza conseguir benefícios ao nível cardiorespiratório que muito vão contribuir para um melhor desempenho nesta prática desportiva, basta olhar para o treino que os atiradores de elite das Forças Armadas recebem e que sempre vão continuar a receber enquanto atiradores de elite.
Outra questão que por esta altura já estão alguns a pensar é que como as armas de ar comprimido só podem ser vendidas a maiores de 18 anos todos os menores estão proibidos de as utilizar, se o estão a pensar digo-vos já que estão completamente errados. Tenho não só o prazer mas também o orgulho de dizer que o vicecampeão europeu de Field Target na classe junior é menor e com apenas 14 aninhos e claro está, é Tuga. Como é de calcular, o Santiago não começou a treinar um mês antes da prova.
No meu caso não incentivo os meus filhos a praticarem tiro desportivo como também não os incentivo à praticarem qualquer outro desporto apenas os apoio a praticarem aquele que gostarem mas confesso que já passamos belos momentos a mandar uns balázios no quintal e até hoje não notei alterações comportamentais a não ser, dizerem-me que quando forem grandes vão comprar uma metralhadora e acabar com o mundo.
Para os maiores de idade que pretendam praticar tiro com uma pressão de ar podem obviamente fazê-lo bastando para tal que se inscrevam num clube de tiro e cumpram as regras de segurança que como disse anteriormente são rígidas mas também não são assim tantas, se não quiserem praticar enquanto desporto também o podem fazer apenas com fins lúdicos, em casa, no quintal, ou na quinta, podem escolher a distância que quiserem e em família ou a solo de certeza que não vão começar a pensar fazer mal a alguém ou coisa que o valha.
O "sermão" já vai um pouco longo e serve apenas para dizer a todos aqueles que lerem este texto com alguma ironia à mistura para dizer que ao contrário do que muito se ouve dizer por aí, os menores podem se quiserem e gostarem praticar desportos de tiro com ar comprimido, obviamente que na companhia de um adulto e sempre respeitando as regras de segurança mesmo sendo estas armas de perigosidade reduzida o certo é que são os princípios para mais tarde até virem a praticar tiro com armas de outra perigosidade.
Bons tiros e deixem lá os putos mandar uns balázios porque qualquer dia o único desporto que se pratica em Portugal é futebol.

Para suporte de algumas coisas que escrevi podem ver por sugestão do meu amigo Pirata do blog Piratices como é que o miúdo ou miúda podem mandar uns balázios perfeitamente enquadrados com a legislação vigente aqui e também aqui para ver como de forma segura e inteligente se pode ensinar uma criança a disparar.

5 comentários:

  1. Excelente texto, escrito com grande sentido de humor. Aproveito para acrescentar que as crianças com idade superior a 10 anos se podem inscrever na Federação Portuguesa de Tiro e começar a praticar e competir.

    Podem consultar mais informação aqui:

    http://blog.piratices.com/2017/05/LicencaTACMenores.html

    http://blog.piratices.com/2016/09/ensinar-criancas-disparar.html

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Chatear-me para quê? É melhor levar as coisas na desportiva e mostrar às pessoas como por vezes apenas se limitam a seguir correntes, repetindo ideias que na minha opinião estão completamente erradas, noutras situações se pensarem da mesma forma vêem o ridículo em que se cai ao achar que as crianças serão a inquinadas pelos desportos ou brincadeiras.
    Agradeço os teus links e vou aproveitar para fazer up grade ao post.

    ResponderEliminar
  4. Tambem acho que futebol é o que se ouve falar para depois vermos esgrimistas a ganharem os europeus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outras modalidades há em que também temos campeões europeus até mais do que uma vez seguida bem como campeonatos do mundo por mais ďe uma vez consecutiva e nem se fala deles, neste caso dela. Estou a falar concretamente no Field Target.

      Eliminar