sábado, 8 de abril de 2017

7 Truques para tirar o máximo da arma

Na sequência do último post dedicado a quem está a dar ou pretende vir a dar os primeiros passos com armas de ar comprimido, aqui fica um post com algumas dicas para que se tire o máximo rendimento da arma.

Todas as armas são precisas, cada uma de sua maneira, obviamente que uma pistola não pode ter a precisão de uma carabina o que não quer dizer que a pistola não seja precisa ou até muito precisa, tudo depende do fim para que determinada arma foi concebida, mesmo entre armas do mesmo segmento as diferenças podem ser notórias precisamente pelo mesmo motivo, uma carabina construída para competir no desporto terá sempre de ser mais precisa e consistente que uma para caça e esta por sua vez mais melhor ainda que uma construída para plinking. No entanto todas as marcas anúnciam extrema precisão nos seus produtos e méritos fantásticos. Quando compramos uma carabina mesmo que seja nova não nos podemos esquecer que é preciso sorte, mesmo em armas da mesma marca e modelo, com o mesmo controle de qualidade têm componentes como o cano com pequenas variações que podem tornar uma arma um pouco mais precisa que a outra mas hoje venho aqui falar da parte que depende do comprador, o que cada um de nós pode fazer para que se retire o máximo rendimento da sua arma, neste caso concreto das springers por serem aquelas com que mais me identifico, as mais exigentes tecnicamente e aquelas com que se por norma se começa no ar comprimido, quase tudo o que a seguir vai ser descrito se aplica à maioria das armas, até mesmo às de fogo.
Quando pensamos em comprar uma arma nova devemos ter presente que esta não se encontra na maior parte dos casos a 100% do seu potencial, então o que é que podemos fazer para que se retire o máximo do nosso investimento?

1° limpar a arma corretamente e não me estou a referir ao exterior, quem não souber abrir a arma deve pelo menos limpar o cano, sendo que o ideal é enviar a um armeiro para que possa preparar a arma. Já várias vezes aqui disse e até demonstrei através de fotos que as armas vêm com excesso de lubrificação até mesmo dentro do cano estas veem lubrificadas, quem não se lembra de ver sair fumo do cano nos primeiros balázios que se dão com a arma, o fumo é o primeiro indicador de que não vamos obter grupos consistentes, ou pelo menos com a melhor consistência.



2° Afinar o gatilho, um gatilho muito pesado retira boa parte do sucesso do tiro, não é por acaso que armas criadas a pensar no desporto têm mais e melhores afinações de gatilho que as mais comuns, também aqui quem não estiver perfeitamente à vontade para o fazer deve enviar a arma para o armeiro.



3° Uma das regras mais básicas. Quem escolhe o projétil é a arma e não o atirador, de nada adianta comprar os chumbos mais caros do mercado, obviamente que com os de melhor qualidade por norma se obtém melhores resultados mas testar vários chumbos de várias marcas ainda que sejam marcas diferentes da da nossa arma é fundamental, para tal devemos fazer o maior número de grupos possível ou grupos de muitos tiros, com cada modelo fica ao gosto de cada um.



4° Conhecer os aparelhos de pontaria e saber que uma má mira telescópica em cima de uma excelente arma vai dar barraca, há por aí muitas marcas de miras telescópicas que nos fazem gastar mais tiros a zerar do que a atirar a contar.
Para começar, miras demasiado baratas dificilmente apontam meia dúzia de tiros para o mesmo sítio ou seja uma mira dever ser suficientemente robusta para aguentar o recuo da arma, quando a resistência da mira é fraca esta não aguenta o zero logo nem se consegue perceber sequer se a arma é precisa ou não, uma mira deve ser robusta, com clicks precisos e bem definidos e deve de preferência ter ajuste de paralaxe, pois só assim saberemos também que o nosso erro ao apontar para o alvo é minimizado e para isto não é preciso gastar nenhuma fortuna, no caso das miras abertas não é muito diferente, os clicks devem ser precisos, bem definidos e o mais pequenos possível.

Isto vai dar mau resultado

Aqui está um bom exemplo de que não é preciso gastar muito numa mira


5° Esta é mesmo dedicada às armas de mola como quase todo este blog.
Devemos procurar o melhor ponto de apoio para a arma, apoiar a arma um pouco mais à frente ou mais atrás pode fazer muita diferença, uma vez encontrado o melhor ponto de apoio devemos apoiar sempre no mesmo sítio para desta forma manter a consistência, o ponto de apoio não deve nunca ser duro mas sim macio por forma a absorver a vibração no momento do disparo. 

Duvido muito que seja este o melhor ponto de apoio para a arma 
Normalmente é a meio onde a arma se encontra equilibrada

Nesta foto podemos ver o atirador a apoiar a arma onde à partida se deve apoiar

Até mesmo nas PCP o apoio deve ser fofinho


6° Agarrar a arma sempre da mesma forma, a arma é como um passarinho, se a agarramos muito vamos mata-lo se o agarramos pouco ele foge, a arma não deve nunca ser apertada com qualquer das mãos e deve ser agarrada sempre da mesma forma.


Reparem que a mão esquerda não agarra a arma, apenas a apoia


7° Por último e o principal, treino, muito treino, um bom atirador consegue maravilhas com uma arma média mas um atirador médio ou mau não irá certamente conseguir os mesmos resultados com uma boa arma.




Em jeito de conclusão devo dizer que estes são os passos mais básicos para retirar o máximo da arma mas não são obrigatórios para nos divertirmos ao máximo. Nem sempre o divertimento máximo se retira da arma mais precisa ou dos agrupamentos mais pequenos. Se eu pretender apenas fazer grupos pequenos faço somente tiros apoiados, a curtas distâncias e possivelmente vou morrer de tédio, daí eu gostar tanto das springers, os cavalos selvagens das armas de ar comprimido, cavalos que me dão um enorme prazer domesticar para tentar fazer umas habilidades. Por outro lado se o que me diverte é acertar numas latas ou caraças no quintal o investimento pode ser menor sem beliscar a diversão, importante é que se divirtam a mandar balázios e o façam em segurança.







Sem comentários:

Enviar um comentário