quinta-feira, 23 de abril de 2020

Gamo Gamatic

Se há coisa que o Covid 19 nos trouxe foi tempo, e quando temos demasiado tempo nas mãos dá-nos para fazer de tudo, até para atirar com armas que já deveriam ser só para decoração.
Há uns 2 anos mais coisa menos coisa, um amigo meu deu-me uma velha Gamo mal tratada que andava lá por casa. Essa Gamo era uma Gamatic já sem o tubinho carregador e muito ferrugenta, foi nessa Gamo que me aventurei a fazer uma oxidação a frio mas que devido ao metal que a ferrugem já tinha comido, à fraca qualidade do ácido e à minha fraca qualidade para oxidar nesta situação, o trabalho não ficou nada de jeito e acabei por vender a arma mais para pagar parte do trabalho que tive com a espécie de restauro do que para ganhar alguma coisa.
O certo é que fiquei a gostar daquela arminha com aspeto de metralhadora o que me levou a comprar uma outra por um preço simbólico já que a arma não tem grande valor comercial, esta já veio com o tubo magazine, e sem ferrugem, ainda assim fiz uma revisão e dei uma pintadela na coronha metálica que serve de chassis aos plásticos a imitar madeira, se descobrir as fotos do trabalho com a primeira e esta segunda ainda aqui as ponho embora não seja do restauro que aqui venho falar.
Como disse comprei uma outra mais para decorar a parede do que propriamente para fazer tiro com ela e com o tempo todo que agora infelizmente tenho o que é que me deu para fazer?
Exatamente, mandar uns balazios, vai daí que meti uns RWS Diabolo Basic que tinha à mão já que ultimamente me tenho dedicado ao tiro a 10m com a FWB 300 e a uns 8 metros de pé, atirei a um alvo de papel, então não é que até agrupou bastante melhor do que eu pensava, o mais estranho é que a arma até tem folgas entre o bloco do cano e a ação, (penso que faltem duas anilhas, uma de cada lado do bloco mas sinceramente ainda nem fui pesquisar). Como o grupinho foi jeitoso, fui experimentar outros chumbos e confesso que já atirei com armas mais recentes e sem folgas que são bem piores que esta, inclusivamente algumas Gamo. Já depois deste dia lembrei-me de experimentar com BBs porque as esferas sempre têm tamanho para caber no magazine (os chumbos atualmente são mais compridos do que os que se faziam na altura)
Os resultados não são obviamente nada de espantar excepto um, com uns chumbos Gamo Match de uma lata já velhota que tenho nem sei desde quando.
Se alguém aqui tropeçar peço desculpa pela fraca qualidade do post já que não tem grande interesse para nada mas para mim fica o registo do que uma arma velha com folgas que também tenho e como nos podemos também divertir a mandar uns balazios com as nossas relíquias.
Acredito no entanto que sem folgas seja possível fazer melhor com todos os outros chumbos e passar uns bons momentos a atirar a umas latas.  


Foto dos grupos de 5 tiros

Pelos furos dá para perceber quais são os furos de um e outro chumbo

Gamo Match de hoje

Gamo Match antigo
Nunca mandem chumbos para o lixo, nunca se sabe se algum dia em alguma arma
vão fazer uma gracinha

Estes foram uns tiritos com esferas mais ou menos na mesma distância de 8m,
o alvo não está de lado, foi mesmo assim que ficou no porta alvos 

Sem comentários:

Enviar um comentário