sábado, 15 de junho de 2024

A ignorância das massas.

 Cá estou estou eu de volta.

Hoje mais uma vez, para fazer uma reflexão sobre um tema que não vou conseguir vencer, nem sequer pretender fazê-lo, mas apenas como um alerta, uma reflexão sobre o markting que gira em torno do mundo do tiro com ar comprimido, já que é disto que se trata aqui.

Foi há uns anos que comecei a assistir aos vídeos de alguém apaixonado pelo tiro que usava e ainda usa, armas de ar comprimido no seu canal do YouTube, lembro-me que há uns 10 anos, eu pouco o nada sabia sobre tiro, fosse ele com ar comprimido ou fogo, mas como aquele canal tinha muitas visualizações e o youtuber fazia uns vídeos a dar umas lições de balística, acabei por seguir o canal e começar a dedicar algum tempo à minha pressão d'ar como lhe chamava, depois troquei aquela por outra e por outra e depois comprei outra, desta vez já sem trocar nenhuma e depois outra e outra, e às tantas quando dei por mim estava a praticar tiro no meio de alguns dos melhores atiradores do mundo. Daí a deixar de seguir com regularidade um canal que achava ser uma fonte inesgotável de conhecimento, foi um "tirinho".

Quando digo dos melhores do mundo, são mesmo dos melhores do mundo, certificados pelos resultados que o desporto lhes confere em provas do mundial de Field Target, que como digo muita vez, não é um desporto mais difícil que os outros desportos de tiro de precisão, mas sinceramente não conheço nenhum outro mais completo, seja ele praticado com ar comprimido ou com fogo.

Nestes 10 anos obviamente que tenho continuado a seguir alguns canais de YouTube, alguns foruns, para mim a melhor plataforma de aprendizagem, bem como também alguns blogues. Obviamente que em todo este tempo, a maior parte dele no desporto, adquiri bastantes conhecimentos, tal como qualquer outro atirador que esteja neste desporto com a intenção de ser cada vez melhor. Aprendi também a "separar o trigo do joio" ou seja, comecei a saber o suficiente para perceber em que canais de facto se pode aprender, sejam eles no YouTube, ou noutra plataforma qualquer, e onde até se pode assistir a uns balázios para nos entretermos, mas onde pouco ou nada se aprende, pois nem o fazedor de vídeos sabe para ele. Eu próprio, aqui mesmo, também já produzi umas merdas onde não se aprende rigorosamente nada, mas também não o faço na intenção de ter "views", mas sim porque também mando uns balázios para lá do desporto.

É engraçado que no meio disto tudo, só me lembro de dois ou três casos em que as marcas de armas, miras, projéteis e por aí fora apoiam aqueles que realmente percebem daquilo que falam, o normal mesmo, é ver pessoal que é melhor a fazer vídeos do que propriamente a atirar ou a dominar o que envolve o tiro, pessoal que apenas produz entertenimento e que fala o que ouve dizer, ou que elogia o material precisamente para ter acesso gratuito a esse mesmo material. Obviamente que todos dizem estar a dar opiniões independentes, o facto é que a regra da reciprocidade está sempre presente em nós humanos, não adianta fugir, é um facto, basta ler um pouco sobre o assunto e livros sobre o tema é coisa que não falta. INFLUÊNCIA a psicologia da persuasão,  um livro do Dr. Robert B. Cialdini, aconcelho a ler, sao setecentas e muitas paginas que vale bem cada minuto gasto. Não neguem, os cientistas na área sabem, as marcas também há muito que sabem que é assim, e nós próprios, depois de uma oferta, achamos que que estamos a ser completamente justos ao elogiar, quando na verdade, estamos apenas a fazer algo inerente à condição humana que é agradecer a oferta.



Até aqui nada de novo, afinal, não é nada que não estejamos habituados a assistir ao longo de muitos anos na imprensa especializada do que quer que seja, as marcas precisam dos canais de publicidade e os canais de publicidade que nada mais são do que isso mesmo, precisam das marcas. O engracado mesmo, é que o pessoal que sabe muito mas que não produz entertenimento, não tem o mínimo de atenção por parte das marcas do que quer que seja.

As marcas gostam de pessoal que faz coisas completamente estúpidas como unboxings, que para quem ainda não sabe o que é eu digo, basicamente é desembalar artigos e mostrar o que vem lá dentro, algo que perco um minuto a ler na fixa técnica do produto se o quiser comprar.

Não me levem a mal aqueles que o fazem e aqueles que gostam de perder tempo a ver vídeos destes, afinal eu também perco tempo a ver "não notícias" na TV, perco tempo a ver estas coisas mas não me apanham de certeza a ver Big Brother, tal como também não me apanham a ver 99% dos vídeos sobre ar comprimido falados na língua de Camões com sotaque do outro lado do lago onde por tudo e por nada se produz um vídeo, sabendo ou não aquilo que se está a dizer.

Ok, é já uma questão cultural, uma questão que acaba por influenciar outros atravez da ignorância, que se vai prepetuando e desta forma estamos por vezes a ouvir um monte de gente dizer perfeitas idiotices.

Sei que este post não vai chegar a muita gente, mas como sempre venho aqui dizendo, esta plataforma está completamente obsoleta, a grande maioria acha que perde tempo a ler, ver vídeos é muito mais agradável, por outro lado, desde o início que digo que este espaço é para mim uma espécie de diário aberto a quem achar que tem algum interesse. Por não ter muitas visualizações e precisamente por não ser patrocinado por nenhuma marca é que me dá a total liberdade e isenção nas minhas opiniões.

É este o melhor blogue da especialidade?

Seguramente que não, mas também está muito longe de servir para vender produtos e produzir opiniões inquinadas.

Abraços e bons tiros.


segunda-feira, 1 de abril de 2024

Made in Portugal

 Fabricado em Portugal pelo meu amigo Bruno Silva, não é a primeira coronha que fabrica, já antes e também em alumínio, fabricou coronhas para a Walther LGU de Field Target e também para a Weihrauch HW97.

Num pequeno país onde as armas de ar comprimido praticamente não têm expressão, aqui fica mais um magnífico projecto do Bruno.

Boa sorte companheiro.





segunda-feira, 25 de março de 2024

Também sei fazer uns vídeos

 Na sequência do último post, aqui fica um vídeo caseiro só para que se veja como sou mesmo bom.

Não, não é nada disso que estão a pensar, só quero que vejam um gajo a acertar numa toranja a 534 metros com ar comprimido.

Vá, se calhar não são bem 534 metros, mas são à vontade 738 metros.

Também sei fazer uns vídeos, mas aqui não é o melhor sítio para ver vídeos com proezas.





domingo, 18 de fevereiro de 2024

YouTubers

 


Nas redes sociais aprende-se muita coisa, mas neste momento é cada vez mais difícil aprender por esta via, tal é a quantidade de supostos bons atiradores que proliferam por essa net fora.

É impressionante a quantidade de gente que faz vídeos a dar tiros dizendo que estão a atirar.

Alguns canais têm mesmo milhares e milhares de visualizações, por aqui se percebe a quantidade de gente que anda a ser enganada. Não era comum ver-se aldrabões em canais ingleses, mas neste momento até já a estas paragens chegou a intrujice. Vejo alguns YouTubers por esse mundo fora (em alguns países bastante mais que noutros), que facilmente eram campeões do mundo de FT ou HFT sem darem a mínima hipótese a quem quer que fosse. 

E porquê?

Porque a malta gosta é de ver vídeos onde se fazem bons grupos.

E porque é que os YouTubers fazem essas aldrabices?

Porque a maior parte, tem a esperança de que as marcas lhe mandem pra lá material com fartura e lhe ofereçam material para continuarem a enganar o desgraçado que não faz outra coisa que não seja agrupamentos.

É impressionante a quantidade de gente que pensa que está tunar uma arma, quando na verdade, muitas das vezes estão a sujar o pezinho.

Vê-se de tudo com fartura e o pior é que muito pouco se aproveita.

Conheço canais de malta que sabe que se farta e com provas dadas,  mas como em vez de fazerem vídeos bonitinhos, ou vídeos de grupos fabulosos, fazem aquilo que é espectável, depois chateiam a cabeça aos outros a mostrar a realidade sem agrupamentos maravilhosos mesmo com ventanias desgraçadas.

Não tem mal nenhum fazer vídeos com reviews  e mostrar aquilo que se pode esperar de determinada arma, o problema é que há canais que não passam disso, ainda por cima a enganar quem está a começar e pouco o nada sabe de tiro. Eu próprio vejo alguns canais onde se fazem reviews e eu próprio publiquei, publico e continuarei a publicar reviews e alguns com os melhores agrupamentos obviamente, mas os "milagres" que às vezes parecem acontecer, são referidos como tal ou então, facilmente se percebe que a regra não é aquela.

Hoje por acaso, até tropecei num canal em que fizeram precisamente o oposto, fizeram uns grupos merdosos a compararem a nova TX200 laminada com HW97 laminada também, só não souberam porque é que saiu aquilo o que leva depois a pensar-se que armas de inferior qualidade conseguem ombrear com as melhores. Pelo menos não foram intrujas.

Mas pronto, é o que temos, a malta gosta é de Big Brother, nos meus primórdios, eu também não sabia distinguir o trigo do joio. Felizmente tive a felicidade de conhecer gajos mesmo muito bons e ver a "porcaria" que fazem.